CAMPUS CAMBUCI

Alunos do Campus Avançado Cambuci recebem medalhas e certificados da OBA

por Comunicação Social do Campus Avançado Cambuci com Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/03/2021 10h23, última modificação 10/10/2023 13h05
Instituição foi representada por 12 alunos na 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que aconteceu remotamente nos dias 12 e 13 de novembro de 2020.
Alunos do Campus Avançado Cambuci recebem medalhas e certificados da OBA

A OBA é aberta às escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos.

Uma medalha de ouro, três de prata e oito certificados de participação registram o desempenho bem sucedido dos 12 estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci que aceitaram o desafio de participar da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020. Os homenageados receberam as premiações em cerimônia realizada na última terça-feira, dia 02 de março, na Câmara Municipal de Cambuci.

Realizada remotamente, a prova exigia conhecimentos de Astronomia e Astronáutica. Encontros remotos com o professor Alfredo Antunes de Barros Júnior, de Física, ajudaram os discentes a se prepararem para o evento. Foram semanas de estudo e compartilhamento de informações até chegarem ao esperado dia. O docente acredita que a experiência é importante para os alunos. “Esta é uma oportunidade para vivenciarem uma experiência diferente, adquirindo conhecimentos não convencionais que ampliarão sua visão de mundo (ou de universo). Nós, educadores, ficamos honrados em participar desta jornada e queremos que nas próximas edições mais e mais estudantes participem", afirma.

Philipe Barcelos Nunes da Mota, aluno do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e medalhista de prata nesta edição da olimpíada, concorda que a participação foi um incentivo a conhecer novos assuntos. "Participar da OBA foi muito além de uma prova comum, pois me levou a explorar conhecimentos que provavelmente não acessaria se não fosse por causa dela. Foi, de fato, uma experiência enriquecedora", avalia.

O também medalhista de prata Thiago Santos Pereira, estudante do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia, acredita que a prova estimula a busca por novos aprendizados. “Fazer a Olimpíada Brasileira de Astronomia foi de grande proveito, pois além de trazer um conhecimento na área da Astronomia, ela incentiva os alunos a buscar mais conhecimento em outras áreas, como Física e Matemática", conclui. Confira a lista dos participantes e respectivas premiações:

AlunoCursoPremiação
Luiza Machado Costa Nascimento 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia Medalha de Ouro
Lana Ferreira Soares Passos 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Medalha de Prata
Philipe Barcelos Nunes da Mota 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Medalha de Prata
Thiago Santos Pereira 3º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia Medalha de Prata
Gabriel Viana Cruz De Oliveira 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia Certificado
Leticia Costa Ferreira De Sousa 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia Certificado
Maria Vitorya De Jesus Ramos 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Certificado
Mateus Oliveira Rodrigues 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia Certificado
Ramon Bruno Pires Da Silva   1º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Certificado
Roger Da Silva Carlos 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Certificado
Romario Alves De Azevedo Junior 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Certificado
Sara Elias De Souza 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Certificado

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!