CAMPUS ITAPERUNA

Include – Inclusão Digital para Todas as Idades

Coordenadora: Michelle Maria Freitas Neto

O INCLUDE - Inclusão Digital para Todas as Idades é um projeto de inclusão digital e social que tem como público-alvo desde crianças e adolescentes, até adultos e a terceira idade. Seu objetivo é democratizar o acesso às tecnologias digitais por meio da integração entre as diferentes idades, aproveitando as facilidades dos nativos digitais para disseminar conhecimento às demais gerações. E, mais do que isso, proporcionar aos diferentes públicos uma prestação de serviços aliando tecnologia à informação, conhecimento à cidadania. No projeto, pretende-se integrar o Ensino à Extensão, pois os alunos do IFFluminense campus Itaperuna, por meio da disciplina Projeto Integrador, serão os protagonistas na prestação de serviços à comunidade, uma vez que apresentarão os recursos tecnológicos disponíveis no campus, como os tablets, smartphones, TV 3D e computadores, entre outros, durante as visitas que serão programadas para a comunidade, de forma articulada ao ensino. Os alunos do curso de Eletrotécnica, por exemplo, poderão apresentar aplicativos que demostrem pequenos cuidados e atenção que uma pessoa precisa ter em casa para economizar energia e, consequentemente, diminuir a conta de luz. Já os alunos de Informática poderão dar dicas sobre as diferentes tecnologias, estimulando a docência e, ao mesmo tempo, promovendo uma democratização do acesso aos diferentes recursos tecnológicos. Com o curso de Química não será diferente: dicas serão passadas sobre reaproveitamento de materiais no dia a dia. Por outro lado, os estudantes de Administração poderão ajudar a comunidade com dicas importantes sobre Direito do Consumidor. Todas essas atividades contribuem com a Inclusão Digital, pois as ações são previstas com o uso dos laboratórios de informática do campus Itaperuna, da sala de aula interativa Tecnoteca e do Laboratório Móvel de Ensino, que permitirá a visita dos nossos alunos a instituições de Itaperuna. Por fim, com o projeto também pretende-se estimular a Pesquisa através do registro das diferentes atividades promovidas por meio de resumos que serão submetidos aos diversos eventos do IFFluminense. Por se tratar de um projeto de inclusão digital para todas as idades, as visitas serão agendadas incluindo escolas públicas, Conselhos Regionais de Assistência Social, Igrejas, asilos e projetos para a terceira idade.