CAMPUS ITAPERUNA

Ensino e Aprendizagem

Alunos e professores do Campus Itaperuna participam de visitas técnicas em indústrias de Metal Mecânica

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 16/12/2016 16h47, última modificação 19/12/2016 13h13
Docentes visitaram a Gerdau, no Rio, enquanto os estudantes estiveram na Saint Gobain Canalização, em Barra Mansa
Visita técnica de alunos à Saint Gobain

Estudantes do Curso Técnico Concomitante em Mecânica do IFFluminense Itaperuna participaram, na quinta-feira (08/12), de uma visita técnica à empresa Saint Gobain Canalização, que atua na fabricação de tubos, conexões, válvulas e tampas de bueiro de ferro fundido dúctil, em Barra Mansa (RJ). A viagem, organizada pelo professor da área de Mecânica Ricardo Gurgel, reuniu dez alunos do segundo e terceiro módulos do curso.

Segundo o professor, a visita foi bastante produtiva, com explicações detalhadas em setores de produção como laboratórios, alto forno e centro de demonstração. Os alunos puderam correlacionar o conhecimento teórico recebido nas disciplinas de Processos de Produção Mecânica e Ciência dos Materiais, com a realidade da indústria.

"É muito importante na formação dos técnicos a vivência nas indústrias. O nosso aluno precisa frequentar o chão de fábrica para ter a experiência real de conhecer o ritmo de produção, os equipamentos, bem como poder ter contato com técnicos e engenheiros da indústria metal-mecânica", ressaltou Gurgel.

Professores visitam a Gerdau
Em novembro, um grupo de docentes do IFFluminense Itaperuna também participou de uma visita técnica, dessa vez à empresa Gerdau, no Rio de Janeiro. A capacitação reuniu os professores Ricardo Gurgel e Filipe Ribeiro, do Curso Técnico em Mecânica, e Walquer Kifer, Fernando Robaina e Marcos Rabelo da área de Eletrotécnica.

Segundo Ricardo Gurgel, a visita teve o objetivo de ampliar o conhecimento do corpo docente sobre o processo siderúrgico e de fabricação de produtos como fio máquina, vergalhões e arames.

Visita técnica de professores à Gerdau

"Os professores acompanharam o recebimento do gusa e da sucata no pátio de sucatas, bem como sua fusão no forno elétrico a arco voltaico, para produção do aço. Em seguida, ainda na aciaria, verificaram a solidificação do aço em tarugos, com posterior transformação em fio máquina e vergalhão de rolos. Na parte final, foi feito o acompanhamento do processo de trefilação do fio máquina em arames e outros produtos. É muito importante o professor da área industrial conhecer in loco os processos de fabricação e se manter qualificado e atualizado, pois a tecnologia metal mecânica evolui rapidamente", disse Gurgel.

Comunicação Social Campus Itaperuna