CAMPUS ITAPERUNA

Filipe Ribeiro Castro toma posse como diretor-geral do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/04/2020 18h58, última modificação 13/04/2020 19h08
Professor foi eleito em dezembro, durante votação realizada com a participação de alunos e servidores do campus, e substituirá Michelle Maria Freitas Neto, que estava à frente da gestão desde 2012.
Filipe Castro toma posse como diretor-geral do IFF Itaperuna

Filipe Castro foi eleito durante votação no campus em dezembro de 2019

O professor Filipe Ribeiro Castro tomou posse, nesta segunda-feira, dia 13 de abril, como diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, em substituição à professora Michelle Maria Freitas Neto, que estava à frente da gestão desde 2012, após ser reeleita para seu segundo mandato em 2015. Devido à suspensão das atividades presenciais no IFF em decorrência da pandemia de COVID-19, não foi realizada no campus a solenidade para transmissão do cargo.

Eleito durante votação em dezembro de 2019, com a participação de alunos e servidores do campus, Filipe Castro é professor da área de Mecânica do IFF Itaperuna desde setembro de 2010. Ainda durante a campanha, o novo diretor-geral definiu sua futura equipe de gestão, que tem o professor João Felipe Barbosa Borges anunciado como Diretor de Ensino e Aprendizagem; a professora Josane Alves Lessa como diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis; e o servidor técnico-administrativo Leandro Arêas Mendes mantido como diretor de Administração e Infraestrutura.

"É com muita alegria e responsabilidade que damos início a esse novo ciclo de gestão do Campus Itaperuna. Nossa primeira mensagem, é para que todos respeitem as orientações das autoridades sanitárias com relação ao combate da COVID-19, e externalizamos o desejo de que logo possamos superar esse momento de grandes dificuldades ao qual nossa sociedade vem passando", ressaltou o novo diretor-geral.

Segundo ele, os princípios norteadores deste início de trabalho serão tomados como base nas ações propostas no plano de gestão, com enfoque para o fortalecimento da identidade regional do campus em sua área de atuação, a implementação de estratégias pedagógicas para o Ensino, especial atenção para a Assistência Estudantil e suporte para as atividades da Pesquisa e da Extensão.

"Temos uma equipe fantástica de servidores e servidoras que deseja cada vez mais uma instituição de excelência e com bons resultados. E é assim, com esse sentimento de servir e trabalhar para um campus mais unido e democrático, que possa oferecer o melhor para nossa comunidade, que iniciamos esse desafio", afirmou Filipe.

Transmissão do cargo
Michelle Maria Freitas Neto deixa a Direção-Geral do IFF Itaperuna após dois mandatos consecutivos, que foram fortemente marcados pela expansão e consolidação do Instituto Federal Fluminense em Itaperuna. Em seu último dia na direção, ela publicou um relatório com as atividades da Gestão 2012-2020, que pode ser acessado AQUI

"Hoje, sem dúvidas, é mais um dia que marca a história do campus. Encerramos aqui um ciclo de gestão que durou quase 8 anos. Ao olhar para trás tenho muito orgulho ao ver que o trabalho em equipe fez toda diferença no IFF Itaperuna que temos hoje. Nossa principal missão foi expandir o campus. E, hoje, com nossos 1.200 alunos, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, vejo que cumprimos o desafio. Mais que números, ampliamos as oportunidades. O campus cresceu. Temos mais laboratórios com o Parque Acadêmico Industrial, o Restaurante Estudantil equipado e o Cineteatro que fortalece e incentiva a cultura local", afirmou.

A professora, que agora se dedicará a aulas em disciplinas ligadas a Informática e Gestão em cursos técnicos, de nível superior e de pós-graduação do campus, aproveitou ainda a transmissão do cargo para agradecer à comunidade e desejar um bom trabalho a seu sucessor:

"O que mais me deixa feliz é saber que contribuímos para que nossos alunos pudessem sonhar mais e se sentirem motivados a lutar por seus sonhos. Assim, registro aqui minha gratidão a todos os servidores, colaboradores terceirizados, alunos e a toda comunidade pela bonita história que escrevemos juntos. Gostaria de desejar ao professor Filipe Castro, nosso novo diretor-geral, muita sabedoria para conduzir o Campus Itaperuna nos próximos quatro anos, na certeza de que há muito a se fazer para que o IFF Itaperuna continue contribuindo com o desenvolvimento da cidade e de toda Região Noroeste Fluminense", ressaltou Michelle.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents