CAMPUS ITAPERUNA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaperuna > Notícias > IFF Itaperuna forma primeira turma do curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

Notícias

IFF Itaperuna forma primeira turma do curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

Capacitação

Curso teve duração de quatro meses, com módulos sobre Introdução à Educação em Direitos Humanos, Questões Fundiárias, Questões de Gênero e Diversidade Sexual e Questões Étnico-Raciais
por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 10/04/2018 19h11, última modificação 10/04/2018 19h14
Os alunos receberam o certificado de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

Os alunos receberam o certificado de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

O Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna realizou, nesta segunda-feira (09/04), a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso aos 37 alunos da sua primeira turma do programa de Formação Continuada de "Educação em Direitos Humanos". A formatura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente Santos de Oliveira, e da diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFFluminense, Juliana Vidigal, além de diretores do Campus Itaperuna, professores, alunos e convidados.

O curso teve duração de quatro meses, com módulos sobre Introdução à Educação em Direitos Humanos, Questões Fundiárias, Questões de Gênero e Diversidade Sexual e Questões Étnico-Raciais, que foram ministrados por professores de áreas como Artes, Filosofia, Geografia, História e Sociologia do IFFluminense.

Professora do Ensino Básico no Sistema Carcerário de Itaperuna, Stella Rezende, de 22 anos, foi uma das alunas que concluíram o curso. Para ela, a diversidade de pensamentos e a qualidade do conteúdo ministrado foram os principais pontos da formação.

"O curso foi muito produtivo, principalmente por ter uma turma bastante mesclada, com alunos que tinham diferentes pontos de vista e profissões, como assistente social, professor, policial, enfermeira e advogado. Essa diversidade, a partir do conteúdo das aulas, permitiu debates muito enriquecedores. Antes, eu tinha uma imagem completamente distorcida dos Direitos Humanos. O curso desconstruiu essa imagem e já está sendo bastante útil no meu dia a dia profissional, especialmente por ter aberto um leque para questões mais reflexivas e aguçado meu espírito crítico", ressaltou a aluna.

Colega de turma de Stella, a professora Julia Benites, de 21 anos, pretende aprofundar seus conhecimentos na área de Direitos Humanos.

"Ter a oportunidade de fazer um curso como esse aqui em Itaperuna é excelente, principalmente por ser uma formação gratuita e de muita qualidade. Estou ansiosa pela abertura de uma pós-graduação na área, aqui no IFF", afirmou.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso aos alunos, a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, ressaltou a importância de a Instituição ofertar cursos, além de realizar eventos que trabalhem temas relacionados à discussão de Direitos Humanos.

"Com esse curso, nosso campus ajuda a contribuir em debates que são fundamentais na atualidade. Nossa ideia é abrir novas turmas e poder aprofundar ainda mais essas discussões", ressaltou a diretora-geral.