CAMPUS ITAPERUNA

Ensino Remoto

IFF Itaperuna terá volta às aulas nesta segunda, dia 21, com Atividades Pedagógicas Não Presenciais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 17/09/2020 17h37, última modificação 28/09/2020 07h15
A data foi aprovada nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, em reunião do Conselho de Campus, e retomada do calendário acontecerá com uma Semana de Acolhimento, de 21 a 25 de setembro.
Volta às aulas no IFF Itaperuna

O Calendário Letivo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna será retomado na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). A data foi aprovada nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, em reunião do Conselho de CampusA volta às aulas acontecerá com uma Semana de Acolhimento, de 21 a 25 de setembro, que valerá como dias letivos para todos os alunos dos Cursos Técnicos e Superiores do campus.

Ao longo desses cinco dias, os estudantes participarão de reuniões para esclarecimento de dúvidas e apresentação de informações específicas de cada turma, treinamentos para uso das plataformas digitais e palestras sobre Saúde Mental organizadas pelo Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), entre outras ações.

Na semana seguinte, a partir de 28 de setembro, terão início as aulas propriamente ditas, com possibilidade de atividades síncronas (ao vivo, com a participação dos alunos e professores por meio de plataformas digitais) e assíncronas (materiais de estudo, como textos e vídeos, disponibilizados previamente pelos professores e que poderão ser acessados pelo aluno a qualquer momento). As aulas síncronas ficarão gravadas para serem acessadas posteriormente pelos estudantes que não tenham conseguido assistir ao vivo.

No novo calendário elaborado pelo IFF Itaperuna houve uma reorganização dos horários das turmas, com as disciplinas distribuídas em dois módulos, sendo o primeiro com atividades ocorrendo até 6 de novembro e o segundo de 9 de novembro a 18 de dezembro. Em cada um dos módulos é ofertado um conjunto de disciplinas que fazem parte da grade de cada turma, com o objetivo de não haver sobrecarga de conteúdo.

Será possível acessar as grades com horários das aulas, o calendário acadêmico, link de acesso ao Moodle, entre diversas outras informações numa página de acompanhamento disponível no link https://bit.ly/3mw97rL.

As APNP serão utilizadas enquanto não for possível o retorno às aulas presenciais, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As diretrizes para aplicação desse modelo de ensino no IFF foram construídas por representantes de todos os campi do Instituto, por meio de audiências, e podem ser acessadas AQUI.

A Resolução que estabelece as diretrizes de APNP assegura ainda aos alunos o direito de não participar desse modelo de ensino, tendo sua matrícula trancada e sendo também assegurado o direito de continuidade de estudo na forma e período posterior que for disponibilizado pelo campus. Toda a carga horária executada na forma de APNP, em cada turma, será computada para o cumprimento do período letivo.

O IFF Itaperuna continua com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.