CAMPUS ITAPERUNA

#vemproIFF

IFFluminense Itaperuna dá início a projeto de visitas guiadas para alunos da rede municipal

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 12/04/2018 17h08, última modificação 12/04/2018 17h12
Turmas de 9º ano do Ensino Fundamental participarão de uma série de atividades para conhecer a estrutura e os cursos oferecidos pelo Campus Itaperuna
vemproIFF Itaperuna

Os estudantes conheceram laboratórios dos cursos técnicos e a sala de aula interativa Tecnoteca

O Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna deu início, nesta quinta-feira (12/04), a uma série de visitas guiadas voltadas para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Itaperuna. A ação faz parte do projeto #vemproIFF, que tem o objetivo de apresentar a estrutura, os cursos e atividades desenvolvidas na Instituição a futuros candidatos ao processo seletivo para cursos técnicos e de nível superior.

Essa primeira visita contou com a participação de 17 alunos do 9º ano da Escola Municipal Águas Claras. O grupo teve uma aula na Tecnoteca sobre o uso de recursos digitais na Educação, além de participar de experiências no laboratório de Química e conhecer protótipos montados por estudantes do IFF no laboratório de Eletrotécnica. Eles também puderam tirar dúvidas sobre os cursos e modalidades de formação oferecidas no campus.

O projeto de visitação guiada é realizado pela Direção-Geral e, este ano, terá a participação de todas as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Itaperuna. A previsão é, nos próximos meses, estender a agenda também a escolas de municípios vizinhos.

"A ideia principal é que eles conheçam os cursos oferecidos e possam fazer uma escolha mais consciente na hora de se inscreverem no processo seletivo, já que temos opções variadas de formação técnica. Essas mesmas turmas já estiveram no campus durante a Semana Acadêmica, em outubro do ano passado, quando ainda estavam no oitavo ano. Agora, eles têm a oportunidade de conhecer mais detalhadamente o dia a dia do IFF e entender que além das aulas, aqui eles terão a oportunidade de participar de uma série de atividades e projetos acadêmicos, culturais, sociais e esportivos", explica Renata Riscado, chefe de gabinete e responsável pelo projeto no campus.

As visitas das turmas de 9º ano acontecerão semanalmente até setembro, quando está prevista a abertura das inscrições para o Processo Seletivo 2019. Também em setembro, será dado início ao trabalho com turmas do 8º ano da rede municipal, que poderão conhecer o campus durante a realização da 7ª Semana Acadêmica, evento mais tradicional do IFFluminense e que inclui atividades como salas temáticas, cursos, oficinas e apresentações culturais, entre diversas outras.

Para Aleandra Carvalhal, orientadora pedagógica da Escola Municipal Águas Claras, a visita é também um grande estímulo para que esses alunos se empenhem ainda mais nos estudos.

"Ao conhecer toda essa estrutura, eles ficam muito empolgados e motivados para se dedicar ainda mais aos estudos, pois querem passar no processo seletivo", afirma Aleandra.

O professor de História da Águas Claras Valfredo Medeiros, que também acompanhou os alunos, ressalta ainda a importância de eles terem esse primeiro contato com a realidade de cada curso oferecido antes de decidirem a área que pretendem seguir.

"São meninos muito novos, que ficam divididos sobre qual curso fazer, até por não terem muito conhecimento. A visita ao Instituto ajuda muito nessa futura decisão, além de ser um grande incentivo para eles se prepararem para as provas", afirma o professor.

Escolas de municípios próximos que também tenham interesse em participar do projeto de visitas guiadas ao IFFluminense podem fazer o agendamento pelo e-mail gabinete.itaperuna@iff.edu.br.