CAMPUS ITAPERUNA

Novidade

Meditação entra na grade de atividades das aulas de Educação Física de alunos do IFF Itaperuna

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 06/02/2018 18h21, última modificação 06/02/2018 18h21
Objetivo do projeto é melhorar os níveis de bem-estar e de concentração dos estudantes dos cursos técnicos
Aulas de meditação no IFFluminense Itaperuna

os alunos estão aprendendo a meditar durante as aulas de Educação Física

As aulas de Educação Física para alunos dos Cursos Técnicos Integrados do IFFluminense Itaperuna estão com novidade neste início do ano. A partir desta semana, começaram a ser implantadas atividades de meditação, com o objetivo de melhorar os níveis de bem-estar e concentração dos estudantes. O projeto está sendo desenvolvido pelos professores de Educação Física do campus, Luciano Antonacci e Márcio Cabral, que estão utilizando cerca de 20 minutos de cada uma de suas aulas para ensinar os alunos a meditarem.

"Eu havia dado algumas oficinas sobre o tema durante a Semana Acadêmica e a procura foi muito grande. Resolvemos, então, ampliar essa proposta para as aulas ao longo deste ano e medir os resultados. Apesar de ainda estar começando, os alunos já estão dando um retorno muito positivo, com a maioria relatando melhora em seus níveis de bem-estar", explica o professor Luciano Antonacci.

De acordo com o professor Márcio Cabral, a ideia é que os alunos possam aprender as técnicas e tenham a oportunidade de praticar a meditação não apenas em sala de aula, mas também por conta própria, especialmente em períodos próximos às semanas de prova.

"A melhoria nas notas deles nas provas pode vir a ser uma consequência natural. Estamos medindo os resultados por meio de testes de concentração, que pretendemos aplicar ao longo do ano e avaliar os resultados para saber sobre a necessidade de ajustes nas atividades", afirma Márcio Cabral.