POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Inovação e Sustentabilidade

Desafio Inova IFF fecha o III Seminário de Inovação Tecnológica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/08/2016 19h00, última modificação 29/08/2016 18h49
Desafio Inova IFF fecha o III Seminário de Inovação Tecnológica

Em 1º lugar ficou a equipe que desenvolveu o app "Minha Cidade". Da esquerda para a direita: Lucas (estudante), Ranielli, Tiago e Claudio (servidores de Tecnologia da Informação do Instituto).

O III Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (Inova IFF), ocorrido nos dias 24 e 25 de agosto de 2016, foi encerrado com a realização do Desafio Inova IFF na tarde desta quinta-feira (25), no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG).

Sete equipes participaram da competição, que tem por objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a solução de problemas. Em sua segunda edição, o Desafio deste ano teve um formato diferenciado: os competidores tiveram que participar de um dos dois cursos oferecidos pelo Programa de Formação de Recursos Humanos do PICG, que atende a estudantes e servidores da instituição e profissionais de empresas. Foram eles: Tecnologias Aplicadas na Gestão de Água, ministrado pela professora Tatiana Machado; e Android: Desenvolvendo Aplicativos com celulares e Tablets, ministrado pelo professor Daniel Vasconcelos.

“O Desafio deste ano é um aprimoramento do ano passado, porque, além do planejamento, apresentou a execução do projeto, com apresentações práticas. Fiquei muito satisfeito porque as apresentações são o resultados dos cursos, do conhecimento construído na prática, alinhando ensino, pesquisa e inovação. É uma nova forma de ensinar, um aprendizado baseado em projeto, conhecimentos aprofundados e colocados em prática”, destaca Rodrigo Martins, diretor de Gestão de Projetos do Polo e um dos avaliadores do Desafio, ao lado da diretora de Pós-graduação do IFFluminense, Simone Vasconcelos, e de Patrícia Fantinati, coordenadora do projeto de resíduos sólidos da Codin.

Após as apresentações das equipes, foi servido um lanche ao som da banda da Licenciatura em Música do Campus Campos Guarus, antes do anúncio dos vencedores. A premiação para os segundo e terceiro lugares foram medalhas. Já o primeiro colocado ganhou um troféu produzido na impressora 3D do PICG, medalhas e cinco poupanças de R$100,00.

Em 1º lugar, ficou a equipe que desenvolveu o app "Minha Cidade". O aplicativo vai permitir ao usuário reportar problemas ambientais - lixo na rua, desperdício de água, foco de mosquito - em sua cidade por meio de sua localização, gerando informação e conhecimento que poderão ser utilizados por empresas, instituições e pela gestão pública.

“O foco do aplicativo é a gestão da cidade; trazer a comunidade para contribuir com as questões ambientais, possibilitando sua participação na identificação de problemas. Essa interação vai gerar informações que poderão ser utilizadas de diversas maneiras”, explica Tiago Samaha, servidor de Tecnologia da Informação do Instituto, integrante da equipe.

Além de Tiago, fazem parte do grupo os também servidores de TI, Ranielli Soares e Claudio Fidelis, e o estudante Lucas Azevedo. Toda a parte visual do projeto foi elaborada por Lucas, formado em Técnico em Eletrotécnica no IFFluminense e ingressante do curso superior de Design Gráfico. “Fizemos várias pesquisas para desenvolver o trabalho”, conta o estudante.

Tecnologicamente pronto e com o protótipo já construído, a equipe agora precisa de incentivo. “O próximo passo é buscar o apoio de empresas e instituições que se interessem para garantir a viabilidade do projeto”, ressalta Claudio.

O grupo decidiu doar quatro das cinco poupanças de R$100,00 recebidas. Uma ficou com o estudante Lucas, e as outras foram devolvidas para a comissão organizadora, que as repassou para o 2º lugar, que ficou com a equipe do protótipo "ETermológicA", uma estação de tratamento de água residencial que visa à sustentabilidade. Este foi um dos projetos apresentados dentro da temática de gestão de água, visando a tecnologias de baixo custo, práticas e eficientes. O 3º lugar, na linha de aplicativos, ficou para o app "Shower Time", que promete controlar a utilização do chuveiro elétrico pela família com o objetivo de reduzir gastos com energia e também desperdício de água.

“Ficamos surpresos com o resultado porque todos os outros projetos também se empenharam muito. O evento propicia essa interação e troca de conhecimento”, destaca Ranielli.

De acordo com o diretor do Polo de Inovação, Rogério Atem, cerca de 250 pessoas participaram dos dois dias do Seminário, que contou com servidores e estudantes dos três níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação) dos campi Centro, Guarus, Macaé, Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana, São João da Barra e Reitoria. “Além das palestras, as atividades do evento tiveram como foco o aprendizado baseado em projetos, que é quando você tem um problema e busca uma solução inovadora para ele, de forma interdisciplinar e com aplicação”, enfatiza. “O Inova IFF é mais um elemento de um projeto piloto que estamos construindo aqui, no Polo, que é a integração do ensino, da pesquisa e da extensão”, acrescenta.

Comunicação Social da Reitoria