POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Capacitação

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria publicado 30/12/2020 15h00, última modificação 27/01/2021 21h29
Colaboradores: Claudia Alcântara - jornalista bolsista do Núcleo de Comunicação da TEC Campos, Pablo Vinícius Nascimento - coordenador de Comunicação Social do Polo de Inovação IFFluminense
Durante um mês, participantes do World Intellectual Property Office (WIPO) compartilharam seus conhecimentos no primeiro Curso de Extensão em Propriedade Intelectual - Complexidades e Atualidades.
Participantes de evento internacional de Propriedade Intelectual oferecem Curso de Extensão pelo Polo de Inovação do IFF

O Polo de Inovação do IFFluminense promoveu um Curso de Extensão online,  em Propriedade Intelectual - Complexidades e Atualidades, nos meses de novembro e dezembro de 2020, com palestrantes participantes das últimas quatro edições do evento internacional World Intellectual Property Office (WIPO) .

O curso teve quase 800 inscritos de todo o Brasil e mais de 5.400 visualizações no canal do IFF no YouTube, o IFFTube. Durante as mais de 11 horas de aula, foram abordados temas como: “Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação e Unidades EMBRAPII”, “Fashion Tech, Moda e Propriedade Intelectual”, “Direito Autoral em Tempos de Pandemia” e “O Papel da Propriedade Intelectual na Aceleração de Negócios”.

Para Vanderlei das Neves Jesus, técnico em Propriedade Industrial da diretoria de Patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): “Estas 12 palestras-aula subsidiaram ainda mais os nossos conhecimentos acerca de propriedade intelectual. Eu, que sou responsável por atender diretamente aos usuários de fale conosco da área de patentes do INPI, frequentemente me vejo em situações abordadas durante o curso, que contribuem hoje para ter mais conhecimento a ser passado às pessoas...”

O QUE É O WSS - WIPO SUMMER SCHOOL

O programa de capacitação WIPO Summer School, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), é um curso de duas semanas abordando as principais temáticas de propriedade intelectual para profissionais e acadêmicos que queiram se aprofundar na área. Ele foi lançado em 2009 e, inicialmente, acontecia em dez cidades ao ano, sendo duas fixas (Genebra e Washington) e as outras em esquema de rodízio.

A partir de 2018, a OMPI, junto com o INPI e a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) passaram a oferecer o curso de forma contínua no Brasil. Já aconteceram quatro edições, sendo três no Rio de Janeiro e uma em Florianópolis.

COMO SURGIU O CURSO

Para Isabella Pimentel, conselheira do Escritório da OMPI no Brasil e uma das organizadoras do curso, o evento foi possível porque o WSS ultrapassou a fronteira das salas de aula. “Além do que aprenderam, os alunos se mobilizaram em redes sociais criando uma network de ex-alunos do curso, onde trocam informações relevantes sobre outros programas e oportunidades em propriedade intelectual e se mantêm a par dos seus próprios progressos. Liderados por Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense e presidente da Tec Campos Incubadora de Empresas, eles se uniram nessa iniciativa inédita de oferecer um curso de extensão inteiramente ministrado por ex-alunos das quatro edições do curso.”

A ação é uma parceria entre o Polo de Inovação e a Tec Campos, ABPI, OMPI, INPI, FIOCRUZ e a Meteora.

PALESTRAS APRESENTADAS

Durante um mês de aprendizado foram abordados os seguintes temas:

- “Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação e Unidades EMBRAPII”, por Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense e presidente da Tec Campos Incubadora de Empresas;

- “Relacionamentos Internos e Externos de um NIT”, pelo advogado Glauco Travaglia Faé, agente de Inovação de Propriedade Intelectual na Gerência de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP;

- “Desenhos Industriais como Ativos de Empresas”,  por Pedro Henrique Mayrink, advogado na Mayrink Advogados e membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PE;

- O Exame Técnico de Pedidos de Patentes sob a Ótica do Examinador”, por Gislaine Zulli, pesquisadora em Propriedade Industrial e examinadora de patente;

- “Fashion Tech, Moda e Propriedade Intelectual”, por Francieny Magalhães B. Pires, advogada de Propriedade Intelectual e presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB-JF;

- “Direito Autoral em tempos de Pandemia”, por Ana Paula Borges Martins, sócia fundadora da AP/Borges Martins Advocacia e Consultoria;

- “Prospecção tecnológica para o enfrentamento do COVID-19”, por Lívia Rubatino de Faria, analista de Propriedade Industrial do NIT de Bio-Manguinhos/Fiocruz;

- “Marco Tecnológico e Instrumentos de Relacionamento”, por Diana Guimarães Azin, procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao IFCE e membro a Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Procuradoria-Geral Federal;

- “Patentes Verdes no Brasil: Gênese, Cenário Atual e Reflexões para o Futuro”, por Douglas Santos, pesquisador em Propriedade Industrial e examinador de patentes no INPI;

- “Trade Dress e a Propriedade Intelectual”, por Branca Alves, advogada, arquiteta e urbanista, publicitária e sócia do Alves de Miranda Advogados;

- “ O Papel da Propriedade Intelectual na Aceleração de Negócios”, por Marcello Reis, diretor Executivo da Meteora Consultoria Empresarial e Aceleração de Negócios;

- “A Experiência da CTIT/UFMG em seus 23 Anos de NIT e os Serviços Oferecidos”, por Vanessa Vieira e Guilherme Leal, analistas de Propriedade Intelectual no CTIT/UFMG.