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Guia de redação para publicação no Portal de Seleções

por Rebeca Campanha publicado 27/08/2018 17h55, última modificação 18/10/2018 14h29

Este guia foi criado em conjunto com a Diretoria de Comunicação e apresenta, complementarmente à  Portaria No 275 de 28 de março de 2016, as formas de escrita a serem observados durante a criação de um Processo de Seleção e/ou de um documento referente ao mesmo no Portal de Seleções.

Importante observar que a forma de escrita no Portal de Seleções, principalmente de títulos, não pode ser confundida com a forma de escrita dos documentos, estabelecida pela referida Portaria. Nos casos em que essas formas coincidirem, este guia irá indicar qual escrita deve ser utilizada.

Em caso de dúvidas quanto à redação de publicações no Portal de Seleções, é necessário dirigir-se à Diretoria de Comunicação (DIRCOM).

 

1. Processo de Seleção

Observe a forma de escrita para cada um dos campos do Processo de Seleção:

1.1. Título

Título

O Título do processo de Seleção deverá ser escrito com as iniciais das palavras-chave em letra maiúscula. Não se utiliza ponto final em títulos.

Ex.: Processo Seletivo de Estudantes para Bolsas de Iniciação Profissional do Campus X

Em se tratando de siglas, não se usam palavras inteiras com letras maiúsculas, a menos que sejam siglas com até três letras ou que não possam ser lidas como uma palavra.

Ex.: MEC, BNDES.

O significado das siglas deve estar escrito por extenso, antes da sigla, com a sigla entre parênteses.

Ex.: Ministério da Educação (MEC)

 

1.2. Edital (Corpo do texto)

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Editais e/ou Comunicados devem ser escritos em caixa alta e baixa, conforme orientações da Portaria N.º 275/2016 e exemplos abaixo.

Ex.: Edital - Nº xx – sigla do campus - de dia de mês de ano

Ex.: Comunicado - N.º xx - de dia de mês de ano - referente ao Edital - Nº xx – sigla do campus - de dia de mês de ano

As datas deverão ser escritas com o mês em letra minúscula, conforme exemplo.

Ex.: 05 de março de 2016

 

1.3. Resumo

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Deverá seguir a regra de escrita com caixa alta e baixa, observando as orientações anteriores e as que seguem:

  • O nome do Instituto sempre deverá ser grafado por extenso: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense; ou em sua forma abreviada: IFFluminense; conforme Portaria N.º 875, de 15 de julho de 2016.
  • A palavra campus deverá ser usada no singular, sem acento, em itálico. A palavra campi deverá ser usada no plural, em itálico, conforme orientação da Academia Brasileira de Letras e Ofício Circular N.º 72/2015 da Setec/MEC, seguindo, ainda, a Portaria N.º 875, de 15 de julho de 2016. Quando acompanhada pelo nome do campus, deverá ser grafada em letra maiúscula.

    Ex.: Campus Cabo Frio

  • Os nomes dos cursos deverão ser escritos sempre com iniciais maiúsculas.

    Ex.: Curso Técnico em Enfermagem;

  • Nomes de cargos devem ser escritos com letras iniciais maiúsculas.
  • Nomes de setores devem ser escritos com letras iniciais maiúsculas.

 

1.4. Público Alvo

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Deverá seguir as regras de escrita com caixa alta e baixa e conforme as orientações anteriores.

 

1.5. Vagas

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O texto deverá seguir a regra de escrita com caixa alta e baixa e conforme as orientações anteriores. Os numerais deverão ser escritos em formato cardinal e por extenso entre parênteses.

 

1.6. Inscrições

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Deverá seguir a regra de escrita com caixa alta e baixa e conforme as orientações anteriores.
O formato de horas deverá seguir o padrão 14h45min, sem pontuação, a não ser que coincida com o final da oração. Para horas não fracionadas, utilize a seguinte representação: 14h.

 

1.7. Cronograma

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Deverá seguir a regra de escrita com caixa alta e baixa e conforme as orientações anteriores.

 

2. Aditivo ao Edital

 Editais aditivos deverão ser publicados primeiramente no Centro de Documentação Digital (CDD) para que, somente então, seja possível adicionar seu link no formulário do Portal de Seleções.

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2.1. Título

O Título deverá ser escrito com o nome do processo seletivo antes da numeração do documento:

Ex.: Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu do Campus X – Edital Aditivo Nº XX – sigla do campus, de XX de xxxxx de 201X

 

2.2. Descrição

A descrição deverá ser escrita com a grafia completa do documento, conforme a Portaria Nº 275/2016:

Ex.: Edital Aditivo Nº XX – sigla do campus, de XX de xxxxx de 201X
Edital original Nº – sigla do campus – data de publicação (dia, mês e ano)

 

2.3. URL

Informar URL do edital publicado no CDD.

 

3. Anexo ao Edital

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O Título deverá ser escrito da seguinte forma:

número do Anexo – assunto e nome do processo seletivo – número do documento de referência:

Ex.: Anexo I – Conteúdo Programático do Concurso Vestibular 2016 – Edital - Nº xx – sigla do campus - de dia de mês de ano

 

4. Comunicados

Os comunicados deverão ser publicados dentro do próprio processo seletivo, não havendo necessidade de publicá-lo no CDD. A numeração dos comunicados inicia-se em cada um dos processos de seleção e seu conteúdo deve ter, obrigatoriamente, os seguintes itens com os respectivos padrões:

 

4.1. Título

O título do comunicado deve conter a seguinte redação:

Assunto + nome do processo seletivo + do Campus X – numeração do documento.

Ex.: Resultado da Isenção do Concurso Vestibular 2016/2º semestre do Campus X – Comunicado Nº 01

 

4.2. Descrição

A descrição do comunicado faz referência ao número do mesmo, devendo conter a seguinte redação:

Comunicado N.º <número sequencial por edital>, de <data> de <mês> de <ano> - referente ao Edital N.º <número>, de <data> de <mês> de <ano>.

A numeração dos Comunicados inicia-se em cada um dos editais de abertura.

 

4.3. Conteúdo (Cabeçalho)

Comunicados devem ser escritos em caixa alta e baixa, conforme orientações da Portaria N.º 275/2016. No corpo deve conter, primeiramente o cabeçalho, conforme exemplo abaixo, e o assunto, inclusive tabelas e listagens, se for necessário.

 

Brasão da República

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE
COMUNICADO N.º <NÚMERO>, DE <DATA> DE <MÊS> DE <ANO>, REFERENTE AO EDITAL N.º <NÚMERO>, DE <DATA> DE <MÊS> DE <ANO>
ASSUNTO

 

5. Edital de Abertura

Editais de abertura deverão ser publicados primeiramente no Centro de Documentação Digital (CDD) para que, somente então, seja possível adicionar seu link no formulário do Portal de Seleções.

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5.1. Título

Deve ser seguida a mesma orientação para título de Processo de Seleção apresentada anteriormente, acrescido do nome do campus e da numeração do Edital.

Ex.: Processo Seletivo de Estudantes para Bolsas de Iniciação Profissional do Campus X- Edital - Nº xx – Sigla do campus - de dia de mês de ano

 

5.2. Descrição

Um breve resumo do processo, seguindo as regras de escrita apresentadas anteriormente. 

 

5.3. URL

Informar URL do edital publicado no CDD.

 

6. Edital de Homologação

Editais de homologação deverão ser publicados primeiramente no Centro de Documentação Digital (CDD) para que, somente então, seja possível adicionar seu link no formulário do Portal de Seleções.

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6.1. Título

Deve ser seguida a mesma orientação para título de Processo de Seleção apresentada anteriormente, acrescido do nome do campus e da numeração do Edital.

Ex.: Resultado Homologado do Processo Seletivo de Estudantes para Bolsas de Iniciação Profissional do Campus X - Edital - Nº xx – sigla do campus - de dia de mês de ano

 

6.2. Descrição

A descrição deverá ser escrita com a grafia completa do documento, conforme a Portaria Nº 275/2016:

Ex.: Edital de Homologação Nº XX – sigla do campus, de XX de xxxxx de 201X
Edital original Nº – sigla do campus – data de publicação (dia, mês e ano)

 

6.3. URL

Informar URL do edital publicado no CDD.

 

7. Edital de Retificação

Editais de retificação deverão ser publicados primeiramente no Centro de Documentação Digital (CDD) para que, somente então, seja possível adicionar seu link no formulário do Portal de Seleções.

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Portal IFFluminense

7.1. Título

Deve ser seguida a mesma orientação para título de Processo de Seleção apresentada anteriormente, acrescido do nome do campus e da numeração do Edital.

Ex.: Processo Seletivo de Estudantes para Bolsas de Iniciação Profissional (Seguindo a regra de título) do Campus X - Edital de Retificação Nº XX – sigla do campus, de XX de xxxxx de 20XX

 

7.2. Descrição

A descrição deverá ser escrita com a grafia completa do documento, conforme a Portaria Nº 275/2016:

Ex.: Edital de Retificação Nº XX – sigla do campus, de XX de xxxxx de 20XX

Edital original Nº – sigla do campus – data de publicação (dia, mês e ano)

 

7.3. URL

Informar URL do edital publicado no CDD.

 

8. Gabarito

Para publicar um gabarito, será necessário que você possua o arquivo do mesmo em formato PDF.

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8.1. Título

O gabarito deve ser publicado seguindo a numeração de comunicados do processo, devendo ser seguida a mesma orientação para título de Processo de Seleção apresentada anteriormente, acrescido do numero do documento.

Ex.: Gabarito da 1ª Fase do Concurso Vestibular 2016/1º semestre – Comunicado - N.º xx - de dia de mês de ano

 

8.2. Descrição

Um breve resumo do processo, seguindo as regras de escrita apresentadas anteriormente. 

Ex.: Comunicado - N.º xx - de dia de mês de ano - referente ao Edital - Nº xx – sigla do campus - de dia de mês de ano

 

9. Banco de Provas

Nesta pasta serão adicionados os arquivos de provas aplicadas durante o processo seletivo e seus respectivos gabaritos.

Portal IFFluminenseportal_selecoes15

 

9.1. Título

Deve ser informado o nome do processo seletivo 

Ex.: Provas do Concurso Vestibular 2016/1º semestre

 

9.2. Descrição 

Um breve resumo sobre o processo de seleção, seguindo as regras de escrita apresentadas anteriormente. 


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