Consup

Reitor da UFRJ participa de reunião extraordinária do Conselho Superior

por Juliana Lima Gomes Cardoso publicado 05/08/2016 12h01, última modificação 05/08/2016 14h59
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, participou da reunião, que teve como tema o Instituto Politécnico UFRJ/Cabo Frio.
parceria

O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense se reuniu extraordinariamente nessa quinta-feira, 04 de agosto, com o objetivo de discutir caminhos para que 67 estudantes, que estavam matriculados no Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em consequência de um projeto de extensão de alguns professores da UFRJ no Campus Cabo Frio, possam concluir com êxito o seu curso. A reunião contou com a presença do reitor da UFRJ, Roberto Leher, e da pró-reitora de Extensão da Universidade, Maria Mello de Malta.

" A UFRJ está impedida de dar continuidade a este projeto e, portanto, atendendo a um pedido que o reitor da Universidade nos fez, nos reunimos para  buscar, junto ao Conselho Superior, os caminhos e soluções para esses jovens", disse o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo.

Ainda de acordo com o reitor,  além do objetivo específico e de curto prazo, a visita do Leher teve também um segundo objetivo de definir novo patamar de relacionamento entre a UFRJ e o IFFluminense para diversas ações possíveis e futuras. " Ações como programas de pós-graduação articuladas,  programas de pesquisa em conjunto e programas de residência docente, que vai permitir aos nossos alunos e ex-alunos das licenciaturas poderem participar de um programa de aperfeiçoamento da sua prática docente junto com a UFRJ. Além disso, a Universidade vai abrir todos os seus laboratórios, e não são poucos, para que os nossos alunos possam fazer estágio lá, complementando sua formação.", contou Jefferson.

O reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, falou sobre o momento de consolidação de um processo de expansão  e de constituição de conceitos de interação entre as universidades públicas e os institutos federais para desenvolver projetos que sejam resultantes de parcerias.

"Para a UFRJ, desenvolver esse trabalho articulado e em parceria com o Instituto Federal Fluminense anuncia de maneira objetiva essa possibilidade de uma melhor interação entre as instituições, para que haja, de fato, um fortalecimento do que nós podemos conceituar como uma rede federal organizada. Particularmente, estamos muito motivados e felizes em desenvolver esses projetos em conjunto, num contexto  em que a UFRJ tem um enorme problema  a ser encaminhado e que,  necessariamente, passa por um a interação com a perspectiva da formação profissional. O Instituto Politécnico,  que estaria vinculado a UFRJ em Cabo frio mas que, a rigor, nunca foi de fato institucionalizado, comprometeu a formação de cerca de 67 estudantes. No entanto, temos que garantir o direto desses jovens de concluírem o seu processo de escolarização da educação básica profissional, e, por meio de um processo muito dialógico e dessas reuniões que temos realizado sistematicamente com o IFFluminense, estamos buscando uma forma de dar solução para o problema vivido.", explicou o reitor aos conselheiros.

O Conselho Superior decidiu por unanimidade incorporar os estudantes do então Instituto Politécnico, ao Instituto Federal Fluminense, por meio de um convênio que será levado ao Ministério da Educação. "O Consup manifestou mais uma vez o seu compromisso com a educação pública do nosso estado e defendeu que o IFFluminense, como grande articulador da educação profissional, tem o dever e a responsabilidade de, junto à UFRJ, encampar e trazer esses alunos que tem o direito à educação profissional de qualidade, e  que possam ter um futuro brilhante. E, como compromisso, eu e o professor Leher iremos ao Ministério da Educação para passar as ações que estamos desenvolvendo, de forma definitiva, para o futuro desses jovens.", comemorou Jefferson.

Comunicação Social da Reitoria.