Notícias
Planejamento
Lançamento do processo de construção do PDI do IFFluminense
O evento será realizado no dia 16 de setembro, às 13h30min, no Campus Campos Guarus.
O lançamento do início do processo de construção do PDI, marcado para as 13h30min, no auditório Roberto Jorge de Faria, no Campus Campos Guarus, com a apresentação da Orquestra de Violões do IFFluminense, será aberto pelo reitor Jefferson Manhães. O evento contará com a participação de gestores e é aberto a toda a comunidade do Instituto.
A programação terá palestras do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Andrei Cavalheiro, e do pró-reitor de Planejamento da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Antônio Roberto Coelho Serra, que falarão sobre a experiência de construção do PDI em suas instituições.
Após as palestras, haverá apresentação da esquete “A Família Perfeita”, do Grupo de Teatro, formado por alunos do Campus Campos Centro, sob a direção da professora Mônica Mesquita.
Em seguida, o diretor de Planejamento Estratégico do IFFluminense, Carlos Artur Arêas, apresentará o plano de trabalho para elaboração do PDI, que terá como sua 1ª etapa a construção do Planejamento Estratégico do Instituto. “Estamos lançando uma forma diferente de planejar a escola. Construir o PDI e acompanhar o desenvolvimento dele é a parte central do planejamento, que é uma ação contínua”, ressalta Carlos Artur.
PDI – o Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento oficial, exigido pelo Ministério da Educação (MEC), que caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição para um período de cinco anos.
De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Boynard, a construção do PDI envolverá toda a comunidade do Instituto. “Esse planejamento será tão ou mais eficiente se ele for objeto de uma construção coletiva. A expectativa é de que cerca de mil pessoas sejam envolvidas neste processo”, afirma Boynard.
Comunicação Social da Reitoria