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Subprocesso Análise

1. Subprocesso Análise

Este processo apresenta as atividades de identificação, análise e mensuração de novos projetos. 

 

1.1 Diagrama do subprocesso

 Analise.png

 Para informações detalhadas sobre o fluxo do processo clique na figura acima

1.2 Descrição das atividades do subprocesso

A seguir são apresentadas as descrições de cada atividade do subprocesso.

 

1.2.1 Realizar requisição

O processo se inicia a partir da identificação de uma necessidade a ser atendida. Diante disso, a Área Requisitante, representada por uma pessoa solicitante, registrará sua solicitação de atendimento na Central de Serviços de TI, pelo endereço http://centraldeservicos.iff.edu.br ou pelo e-mail , incluindo informações mínimas e relevantes para a avaliação da requisição.

 

1.2.2 Avaliar requisição

Com a requisição de atendimento registrada na Central de Serviços de TI a equipe de Gestão de Serviços de TI irá realizar sua avaliação a fim de verificar se o objeto da solicitação está previsto no Catálogo de Serviços de TIC e, desta forma, pode ser atendido como uma demanda de serviço pela equipe responsável, ou se deverá ser encaminhada como um novo projeto.

 

1.2.3 Solicitar preenchimento de DODP

Após realizada análise pela equipe da Gestão de Serviços de TI, e indicado que a solicitação deverá ser tratada como projeto, a requisição será encaminhada para o EGPTI - Escritório de Governança e Projetos de TI que solicitará a Área Requisitante o preenchimento do DODP - Documento de Oficialização de Demanda de Projeto.

 

1.2.4 Elaborar DODP

No DODP o requisitante deverá descrever sua solicitação com informações mais detalhadas, indicando prazos e resultados esperados para que a demanda seja oficializada como um projeto.

A saída desta tarefa é o DODP preenchido e devidamente assinado pelos requisitantes e patrocinadores das áreas afins para que, desta forma, a Pró-reitoria, Diretoria Sistêmica ou Diretoria Geral do campus a que o projeto se refere tenha conhecimento do mesmo e esteja de acordo com sua necessidade e com seu alinhamento aos objetivos estratégicos da instituição.

O documento preenchido e assinado deverá ser enviado por meio do chamado registrado inicialmente na Central de Serviços de TI para que o EGPTI possar dar andamento à solicitação.

 

1.2.5 Levantar informações complementares

Após ter recebido o DODP preenchido e assinado pelo(s) requisitante(s) e patrocinador(es) o EGPTI fará contato com a Área Requisitante para levantar informações mais aprofundadas sobre o assunto da solicitação. Este contato pode ser informal por meio de telefonemas ou conversas presenciais, ou formal por meio de reunião, e-mail ou chamado.

Toda comunicação e informação levantada com a Área Requisitante deverá ser registrada no chamado que gerou a demanda.

 

1.2.6 Analisar viabilidade técnica

Esclarecidas as informações sobre a requisição, o EGPTI encaminhará o projeto para que a Área Técnica da TI analise sua viabilidade de execução levando em consideração critérios como prazos, capacitação da equipe e disponibilidade de tecnologias. Como resultado da análise serão indicadas possíveis soluções para necessidade identificada pelo requisitante e uma previsão de tempo para realização do projeto.

Após análise, caso o projeto seja tecnicamente viável, a Área Técnica da TI deverá encaminhá-lo para que o EGPTI possa realizar sua mensuração e classificação. Do contrário, se sua execução for inviável, ele será encaminhado para que o Diretor de Gestão de TI manifeste seu parecer para a Área Requisitante.

 

1.2.7 Mensurar e classificar demanda

O projeto tecnicamente viável será mensurado e classificado pelo EGPTI de acordo com critérios técnicos preestabelecidos que serão preenchidos na Planilha de Mensuração do Projeto.

O objetivo do preenchimento deste documento é estabelecer e atribuir ao projeto uma graduação indicativa da dedicação necessária para a execução e gerenciamento do projeto e, desta forma, nortear a etapa de priorização.

 

1.2.8 Manifestar parecer

Ao final deste subprocesso a Direção de Gestão de TI ficará responsável por manifestar às partes interessadas um parecer sobre a análise técnica e sobre a mensuração do projeto, para que o mesmo possa prosseguir no processo.

O parecer será emitido por meio de memorando interno ou por meio do chamado em que a requisição de demanda foi realizada.