PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Subprocesso Priorização

1. Subprocesso Priorização

 Este processo apresenta as atividades de avaliação, priorização e autorização, em nível estratégico, do projeto.

 

1.1 Diagrama do subprocesso

Veja mais sobre o processo de gestão de demandas de projetos de TIC

 Para informações detalhadas sobre o fluxo do processo clique na figura acima

1.2 Descrição das atividades do subprocesso

A seguir são apresentadas as descrições de cada atividade do subprocesso.

 

1.2.1 Avaliar projeto

O projeto definido como viável pela Área Técnica da TI segue para a etapa de priorização. Caso ele seja de uma área de negócio diferente da TIC, ele é considerado um projeto estratégico e será encaminhado para o Comitê Gestor de TI, que se reúne periodicamente, a fim de avaliar se o mesmo está de acordo com os objetivos e políticas institucionais. Caso esta premissa seja atendida, o projeto será encaminhado para etapa de priorização, do contrário, ele será cancelado.

 

1.2.2 Priorizar projeto

Caso o projeto, definido como viável pela Área Técnica, seja interno da TIC ele não será encaminhado ao CGTI, sendo assim diretamente passado para a etapa de priorização que será realizada pelo Diretor de Gestão de TI.

Por outro lado, o projeto estratégico avaliado pelo CGTI e considerado relevante para as estratégias institucionais será agora priorizado em relação aos demais projetos requisitados, levando-se em consideração com critérios pré estabelecidos, tais como, gravidade, urgência e tendência, abrangência, atendimento a determinações legais, dentre outros.

 

1.2.3 Autorizar projeto

Após realizar a priorização dos projetos estratégicos, o CGTI autoriza a execução de cada projeto e indica urgência na sua execução, caso haja.

De forma análoga, caso o projeto seja interno de TIC, após realizar a priorização dos projetos, o Diretor de Gestão de TIC autoriza a execução de cada projeto e indica urgência na sua execução, caso haja.