CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Herborização da vegetação arbórea da mata ciliar no IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Coordenador: Mirian de Souza Valadão

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo iniciar uma coleção botânica, ressaltando a importância das informações contidas em um herbário e sua dinâmica de funcionamento. Coleções biológicas compõem a infraestrutura básica de suporte para o desenvolvimento científico e para a inovação tecnológica nas áreas de saúde, agricultura, biodiversidade, meio ambiente e indústria. Sendo a flora brasileira considerada uma das mais ricas do mundo, constituindo um patrimônio científico, cultural e econômico precisa ser conhecido, preservado e explorado racional e criteriosamente. Os dados de materiais depositados em coleções botânicas de grande importância e instrumentos imprescindíveis para muitas áreas de conhecimento são um forte instrumento didático para o treinamento de estudantes no reconhecimento da flora de um determinado local ou região. Serve ainda como recurso pedagógico contribuindo com o ensino das ciências biológicas, pois pode ser utilizado nas aulas práticas, possibilitando uma formação adequada, com ênfase nas potencialidades naturais da região. O trabalho será constituído da coleta, herborização e montagem de exsicatas de espécies da mata ciliar do IFF-Campus Bom Jesus do Itabapoana na margem direita do rio Itabapoana e, das principais espécies arbóreas da região, presentes no Refúgio de Vida Silvestre da Mata dos Macacos e Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal, no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, iniciando um estudo sistemático dessa flora, o que atualmente é quase inexistente, e gerando dados científicos. Pretende-se coletar também amostras de gramíneas que serão classificadas com a Chave Interativa de identificação de gramíneas forrageiras perenes, do IAPAR, para contemplar a área de agropecuária do campus. Esse conhecimento será levado às escolas do município através de palestras e de oficinas de montagem de exsicatas, visando à conscientização dos alunos e professores sobre a importância do conhecimento sobre a flora e da preservação das matas. O material coletado e herborizado será exposto nas “Mostras de Conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão” do Instituto Federal Fluminense, através de banner e registro fotográfico. Posteriormente estas exsicatas serão incorporadas ao herbário que está sendo implantado no Instituto Federal Fluminense-Campus Bom Jesus do Itabapoana, onde já foi disponibilizado um imóvel para sua montagem. Foram construídos um blog: http://herbiff.blogspot.com.br, e, uma página no Facebook: “IFF Herbário”.