CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Nova gestão

Leandro Pereira Costa assume direção-geral do IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/04/2020 10h27, última modificação 15/04/2020 13h00
Professor foi eleito em votação realizada em dezembro de 2019 e empossado nessa terça-feira, dia 14 de abril.
Leandro Pereira Costa

Durante sua trajetória no IFF Bom Jesus, Leandro já atuou como diretor de Ensino e coordenador do curso técnico em Química.

O professor Leandro Pereira Costa é o mais novo diretor-geral do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Eleito em votação realizada no dia 11 de dezembro de 2019, que contou com a participação de 59 técnico-administrativos em educação, 415 discentes e 80 docentes, ele estará à frente da instituição pelos próximos quatro anos, substituindo o professor Carlos Freitas. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nessa terça-feira, dia 14 de abril.

Alegre, apesar das circunstâncias atípicas da posse, Leandro reforçou seu compromisso com a condução da escola. “Sabemos que iniciamos essa jornada em um momento de muitos desafios sociais, econômicos e até psicológicos, dadas as proporções da pandemia que nos circunda. Sempre soubemos que teríamos muitos desafios e, com certeza, já começaremos enfrentando aquele que pode ser o maior deles, as decisões importantes diante do cenário mundial em que nos encontramos”, afirmou.

O docente assume a direção-geral do campus com a proposta de uma gestão pautada pelo diálogo e participação da comunidade acadêmica. “Tenho plena convicção de que sozinho posso muito pouco. Sei que tudo que nascerá em nossa escola será fruto de um árduo trabalho coletivo, não só da equipe por mim formada, como de cada servidor, aluno e membro da comunidade escolar. Não há espaço para uma gestão centrada na figura dos gestores. A gestão democrática e dialógica nunca foi tão necessária”, disse, destacando o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. “A escola só faz sentido quando eles estão no centro de todas as discussões e decisões”.

A equipe de Leandro terá o professor Rafael Gardoni na diretoria de Ensino; a professora Kátia Kawase será a diretora de Assistência Estudantil; a professora Sheila Abrahão assumirá a diretoria de Pesquisa, Extensão, Internacionalização e Inovação; o servidor técnico-administrativo Rafael Almeida estará à frente da diretoria de Planejamento; a servidora técnico-administrativa Nayana Tavares na diretoria de Administração; e a servidora técnico-administrativa Eliane Valinho será a diretora de Gestão de Pessoas.

Também feliz pela conclusão de mais uma etapa, Carlos Freitas passa o cargo a seu sucessor enfatizando sua gratidão à comunidade acadêmica e externa pelo apoio ao longo dos últimos quatro anos. “Só tenho a agradecer pelo tempo que estive na gestão. Tivemos muitas lutas, mas também muitas vitórias. Sou grato a Deus, à comunidade escolar e externa. Tudo que conseguimos fazer, não fizemos sozinhos. Foi um trabalho conjunto, em equipe, envolvendo terceirizados, servidores, alunos, pais, a comunidade”.

Lembrando a comemoração de 50 anos da instituição, Carlos citou o crescimento da escola, considerada por ele um “corpo vivo”. “Cada pessoa que passou por aqui foi deixando um pouquinho no crescimento desse corpo: os gestores anteriores, eu, e agora Leandro vai deixar mais um pouco para a escola crescer. O que queremos é trazer conhecimento, educação, desenvolvimento para a nossa região”, concluiu.