CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projeto Café com Letras realiza evento sobre Literatura Moçambicana

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/10/2017 14h00, última modificação 19/10/2017 22h21
Professores Moçambicanos participaram do encontro, que teve cerca de 50 participantes.
Café com Letras

Próximo evento já tem data marcada.

O primeiro encontro do projeto de extensão Café com Letras, coordenado pela professora de Língua Portuguesa Ângela Poz, aconteceu nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. Cerca de 50 pessoas do IFF e de outras instituições de ensino, além de pais de alunos, se reuniram para conversar sobre Literatura Moçambicana, tendo como base obras de Mia Couto e Paulina Chiziane. A presença dos moçambicanos Luís Feliciano, Melito Avalinho, Xavier Araújo e Nilton Mário enriqueceu o encontro, já que puderam compartilhar informações sobre a sociedade, educação, costumes, tradições e a contemporaneidade de seu país, além das relações com o Brasil.

Para participar, os interessados foram orientados a ler previamente pelo menos uma, de três obras sugeridas pelo projeto: “Estórias abensonhadas” e “E se Obama fosse africano?”, de Mia Couto, e “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane. “A avaliação dos participantes foi absolutamente positiva, todos saíram garantindo sua presença nos próximos encontros e já desejando multiplicar saberes onde atuam. A demanda para o próximo já está grande, quem participou e leu quer ler mais e quem participou tendo chegado na hora, sem mesmo ter lido as obras recomendadas, já saíram com elas em mãos, para começarem a leitura mais rapidamente possível”, comentou Ângela. O encontro foi encerrado com um delicioso café, possibilitando um ambiente descontraído para conversa e troca entre os presentes.

A proposta do projeto é, por meio de encontros como este, formar leitores e estreitar laços entre a escola e a comunidade, baseando-se na pesquisa, no ensino e na extensão, garantindo, assim, o direito humano de acesso à literatura. O próximo evento está marcado para o dia 8 de novembro, às 16h30min, no Auditório Amanda Celeste Pimentel. “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane foi a obra escolhida para a ocasião, já que o tempo impossibilitou uma abordagem mais profunda da mesma no primeiro encontro. Interessados em participar devem procurar as alunas Esther, Larissa e Maria Alice, do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente.