CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

8 de março

Revista francesa publica texto produzido pela coordenadora do Nugedis sobre Dia da Mulher

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/03/2021 12h11, última modificação 17/03/2021 12h51
Texto foi compartilhado pela orientadora de Sarah Vervloet, que recebeu o convite para publicação na revista 50-50: Le magazine de l’égalité femmes/hommes.
Sarah Vervloet

A professora coordena o Núcleo desde 2018.

“Fiquei muito feliz com o alcance da matéria que escrevemos na escola, pois esse é o verdadeiro intuito de um núcleo de estudos: atravessar os muros da nossa instituição e estabelecer diálogos, ampliar perspectivas”, afirmou a professora Sarah Vervloet sobre a repercussão de seu texto “Não nos dê parabéns, lute conosco”, publicado no dia 08 de março no portal do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A coordenadora do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do IFF Bom Jesus foi convidada pela revista francesa “50-50: Le magazine de l’égalité femmes/hommes” (50-50: A revista pela igualdade de gênero, em português) para traduzir o texto, que foi publicado no último dia 12. Confira AQUI. “Minha orientadora leu e indicou a matéria para uma amiga francesa que mora em Paris e trabalha na revista. Elas são da geração de 60-70, que viu muitos movimentos feministas surgirem pelo mundo”, conta Sarah.

A coordenadora enfatiza o trabalho e estudo desenvolvido pelo Núcleo, que conta com bolsistas e voluntários. “Buscamos compreender as dimensões da diversidade e dos direitos de cada um, pensamos sempre em maneiras de chegar no outro, respeitando seus limites. Então, é uma satisfação ver esse empenho gerar fruto”, orgulha-se. Segundo ela, em 2020 o Núcleo realizou um Ciclo de Debates online, além de reuniões e estudos. Participaram também dos Encontros de Fortalecimento da Rede de Proteção Social para a População LGBTI vítimas de violência e discriminação, chamado Projeto Painel da Violência contra a População LGBTI – Rio. Para 2021, o objetivo é ampliar a rede de estudos, com leituras dirigidas semanalmente e eventos online.

O Nugedis – O Núcleo atua diretamente no combate ao preconceito de gênero, a homofobia e, junto aos projetos da escola, busca também combater outras formas de discriminação social e racial. Age ao lado da gestão e, principalmente, com os estudantes, promovendo ações que possam informar, gerar conhecimento e reafirmar os direitos humanos previstos por lei constitucional. Além disso, junto ao setor de saúde e assistência social, busca compreender e compartilhar formas de minimizar problemas relacionados à saúde mental e sexual. Tais ações se ampliam para a comunidade externa.

Processo seletivo – As inscrições para bolsistas do Nugedis estão abertas até o dia 21 de março. Estudantes interessados podem se inscrever online, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Mais informações estão disponíveis AQUI.