CAMPUS ITAPERUNA

Arte e Cultura

Academia de Letras do IFF Itaperuna seleciona novos membros entre alunos e servidores do campus

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 27/06/2022 18h00, última modificação 28/06/2022 15h38
Interessados podem se inscrever por e-mail até 18 de julho para vagas abertas a alunos e servidores técnico-administrativos e docentes.
Academia de Letras do IFF Itaperuna

Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Itaperuna interessados em participar da Academia de Letras do campus têm até 18 de julho para efetuar a inscrição e se candidatar às vagas referentes a 21 cadeiras disponíveis, que prestam homenagens a escritores e escritoras de reconhecimento nacional. As regras de candidatura são as seguintes:

- Para ser membro efetivo, pode se candidatar qualquer servidor docente ou técnico-administrativo, lotado ou vinculado ao Campus Itaperuna;

- Professores substitutos e servidores de outros campi poderão ser membros efetivos da Academia durante o tempo em que estiverem vinculados ao Campus Itaperuna.

- Para ser membro efetivo, pode se candidatar qualquer aluno ou aluna, matriculado em quaisquer cursos no Campus Itaperuna em 2022. A matrícula poderá se referir a cursos Técnicos Integrados, Concomitantes, modalidade PROEJA, Graduação/Licenciatura e/ou Pós-Graduação.

- Os servidores e alunos devem ter textos literários escritos, ainda que não publicados, ou de divulgação científica de própria autoria;

Inscrições

Para se inscrever é preciso enviar, até 18 de julho, para o e-mail academiadeletras.iffitaperuna@gmail.com, os seguintes documentos:

1. Memorial: em que deverão constar nome completo, e-mail e telefone de contato, aspectos biográficos relevantes ao processo seletivo e pequeno texto argumentativo apresentando as razões de sua candidatura;

2. Currículo (Vitae ou Lattes);

3. Comprovantes de vida cultural ativa seja como cronista, colunista, artista plástico, roteirista, poeta, compositor, educador, jornalista, historiador ou pesquisador nos mais variados ramos do saber científico ou ainda comprovação de participação em atividades culturais de comprovada relevância;

4. Texto/trabalho literário, ainda que não publicado, ou de divulgação científica de própria autoria (ou um link com o texto, para o qual a Diretoria da Academia será direcionada).

A seleção será feita por meio da análise curricular e da produção cultural dos candidatos. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 28 de julho, nos canais oficiais de comunicação do IFF Itaperuna.

Após o resultado final do processo seletivo, os membros efetivos selecionados escolherão qual escritor ou escritora terão como patrono ou patrona, sendo as opções:

Cadeira 2: Conceição Evaristo | Cadeira 6: Raquel de Queiroz | Cadeira 7: Castro Alves | Cadeira 9: Daniel Munduruku | Cadeira 11: Oswald de Andrade | Cadeira 13: João Cabral de Melo Neto | Cadeira 15: Casimiro de Abreu | Cadeira 16: Elisa Lucinda | Cadeira 17: Cruz e Souza | Cadeira 18: Narcisa Amália de Campos | Cadeira 20: Eliane Potiguara | Cadeira 21: Vinícius de Moraes | Cadeira 22: Emília Freitas | Cadeira 25: Manoel de Barros | Cadeira 27: Lima Barreto | Cadeira 28: Maria Benedita Câmara Bormann | Cadeira 30: Maria Firmina dos Reis | Cadeira 31: Graciliano Ramos | Cadeira 36: Lygia Fagundes Telles | Cadeira 37: Ailton Krenak | Cadeira 38: Hilda Hislt.

Antes da inscrição, é importante ler atentamente o edital, que pode ser acessado AQUI.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents