CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Evento

Experiências práticas e palestras com especialistas marcam Encontro de Química no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 17/06/2022 11h00, última modificação 23/06/2022 10h17
O EQIFF reuniu, entre os dias 13 e 15 de junho, estudantes dos cursos de Química do campus em atividades como oficinas, roda de conversa, gincana, atividades culturais e arrecadação de alimentos.
Encontro de Química no IFF Itaperuna

O Encontro reuniu estudantes dos cursos de Química do IFF Itaperuna

Palestras, oficinas práticas em laboratório, gincana, atrações culturais, arrecadação de alimentos para doação e muita troca de experiências marcaram a 7ª edição do Encontro de Química do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna (EQIFF), evento em homenagem ao Dia do Químico e que, após dois anos acontecendo em formato online, voltou a ser realizado presencialmente.

Ao longo desta semana, entre os dias 13 e 15 de junho, os estudantes dos cursos técnico e superior em Química do campus puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os mais variados temas relacionados à atividade profissional do químico, além de terem uma série de momentos de integração, como a gincana que envolveu os alunos do Curso Técnico Integrado.

"O EQIFF pegou nossos alunos de surpresa, porque eles não tinham ideia de como era o evento e acabaram super envolvidos e animados com as atividades. A gincana contagiou a todos e foi fundamental para que eles se entrosassem ainda mais. As palestras e oficinas também foram um sucesso, com todas as vagas esgotadas, mostrando o interesse dos estudantes em participar de um evento fora da rotina. O EQIFF demanda muito dos organizadores, mas o resultado certamente compensa. Ano que vem, tem mais!", conta a coordenadora do Curso Técnico em Química do IFF Itaperuna, Jessica Rohem Creton, que foi uma das apresentadoras da gincana, ao lado do professor Sérgio Luis do Carmo.

Oficinas em laboratório

Aluna do 7º período da Licenciatura em Química e servidora técnico-administrativa em Educação do IFF Itaperuna, Gilmara Rangel foi uma das ministrantes de oficina do EQIFF. Ao lado de colegas de curso e do professor Murilo de Oliveira Souza, ela elaborou a aula "Café com Química: uma análise sensorial e química de cafés da Região Noroeste Fluminense".

"Foi uma experiência bastante positiva, em vários aspectos, até mesmo por ter sido nosso primeiro evento específico da Química após o período de suspensão das aulas presenciais. Escolhemos tratar desse tema da análise sensorial do café por ser algo relacionado à rotina dos participantes, dando a oportunidade de eles se familiarizarem com os procedimentos práticos de laboratório, ao mesmo tempo em que mostramos que a Química não é algo tão abstrato, ela está em nosso dia a dia", explica Gilmara.

O encontro teve ainda momentos de solidariedade, com arrecadação de alimentos não-perecíveis e roupas para doação. Os itens foram entregues à Conferência Mãe da Divina Misericórdia São Vicente Pallotti, no bairro João Bedim, onde são atendidas em média 30 famílias por mês.

"Foi muito bonito ver os estudantes dos cursos de Química do nosso campus empenhados em colaborar na arrecadação de roupas e alimentos não-perecíveis durante o EQIFF. Ações como essas são muito importantes pois aguçam a consciência social dos nossos alunos, evidenciam a relevância na existência do Instituto em nossa comunidade e impactam positivamente a vida de pessoas que precisam de ajuda", ressalta o técnico em laboratório do IFF Itaperuna e um dos integrantes da organização do EQIFF, Junio Rangel, que foi o responsável por fazer a entrega das doações à instituição escolhida.

Mais informações sobre o EQIFF estão disponíveis na página do evento: https://eventos.iff.edu.br/viieqiff.