CAMPUS ITAPERUNA

Novidade

IFF Itaperuna aprova projeto pedagógico para abertura do curso de Engenharia Mecânica no campus

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 10/05/2022 10h45, última modificação 10/05/2022 11h17
Proposta de implantação do novo bacharelado ainda terá que passar por instâncias superiores, mas previsão é que vagas sejam disponibilizadas para início das aulas no 1º semestre de 2023.
Curso Técnico em Mecânica no IFF Itaperuna

Aula na área de Mecânica no IFF Itaperuna, que atualmente conta com formação em nível técnico

Itaperuna deverá passar a contar, em breve, com uma nova opção de curso superior ofertada gratuitamente para os estudantes de toda a região. Nesta segunda-feira, 9 de maio, o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Itaperuna, por meio de seu Conselho de Campus, aprovou o Projeto Pedagógico e o Estudo de Viabilidade para Implantação do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica. A proposta ainda terá que passar por instâncias superiores, mas a previsão é que as vagas sejam disponibilizadas para início das aulas em 2023.

Essa será a terceira graduação oferecida pelo Campus Itaperuna, que atualmente conta com turmas do Bacharelado em Sistemas de Informação e da Licenciatura em Química. O curso de Engenharia Mecânica terá duração de cinco anos, com aulas presenciais em período integral, predominantemente nos turnos da manhã e tarde. Segundo Juvenil de Oliveira Junior, coordenador do Curso Técnico em Mecânica do IFF Itaperuna e responsável pelas equipes que montaram o Projeto Pedagógico e o Estudo de Viabilidade, o novo bacharelado vem sendo construído desde 2018, com a participação de professores de diversas áreas do campus.

"É de uma importância muito grande e um avanço para nossa região receber um curso como esse, que será ofertado gratuitamente numa instituição federal. Será um curso baseado nas novas diretrizes nacionais para as engenharias, com um currículo moderno e embasamento teórico forte, além da parte prática atrelada à formação e uma excelente infraestrutura que o IFF Itaperuna oferece, com espaço para acomodar muito bem o novo curso", ressalta Juvenil de Oliveira Junior.

O Estudo de Viabilidade do curso fez um levantamento aprofundado de questões específicas e potencialidades da região, considerando um raio de 250 quilômetros do campus que inclui, além de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cidades do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. Ainda de acordo com o coordenador, a implantação do curso de Engenharia não acarretará o fim da formação técnica que é ofertada no campus:

"O Curso Técnico Concomitante em Mecânica continuará sendo oferecido para os estudantes e trabalhadores que concluíram o Ensino Médio, mas que não têm a disponibilidade de passar o dia estudando, como exige a graduação em Engenharia. Para esse público, a formação técnica no turno da noite é uma excelente oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho", explica.

Para o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, que também é engenheiro mecânico e atua como professor no campus desde 2010, as expectativas com a nova graduação são as melhores possíveis.

"É uma alegria muito grande para nossa comunidade e para toda região a oferta do curso de Engenharia Mecânica no Campus Itaperuna. É preciso agradecer as comissões que trabalharam arduamente na construção dessa oferta, ao Conselho de Campus pela criteriosa avaliação e também a todos os servidores que, por algum momento, estiveram na gestão do campus. Essa conquista é fruto do Campus Itaperuna! Agora vamos encaminhar o projeto do curso para as instâncias superiores do IFF e nos prepararmos para as próximas fases do processo de aprovação definitiva e autorização de funcionamento. No entanto, as expectativas são as melhores possíveis e esperamos a abertura do curso para o primeiro semestre letivo de 2023", afirma Filipe Ribeiro de Castro.

Encaminhamentos para autorização de funcionamento

A proposta de abertura da Engenharia Mecânica no IFF Itaperuna foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Campus. Os documentos serão encaminhados para a Pró-Reitoria de Ensino, onde passarão por ajustes técnicos, e depois passarão pelas câmaras técnicas do IFF e o Conselho Superior, antes de chegar ao Ministério da Educação (MEC) para receber a autorização de funcionamento.