CAMPUS ITAPERUNA

Volta às Aulas

IFF Itaperuna dá início ao 2º semestre letivo de 2021 nesta segunda, 18/10, com programação especial

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 15/10/2021 09h23, última modificação 15/10/2021 12h36
Novos alunos dos cursos de Mecânica e Sistemas de Informação participarão de apresentações sobre o campus e as aulas, enquanto as demais turmas terão aulas normais.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna dará início nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, ao 2º semestre letivo de 2021 de seus cursos técnicos e superiores, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Para os alunos veteranos, a grade de horários das atividades síncronas já está disponível e pode ser acessada na Página de Acompanhamento das APNP (AQUI). É importante destacar que as aulas para todas as turmas, das disciplinas específicas de cada curso, terão início nesta segunda-feira e poderão ser acessadas pela plataforma Moodle.

Neste 2º semestre haverá ainda o ingresso de novos alunos no Curso Técnico em Mecânica e no Curso Superior de Sistemas de Informação. Para esse público, há uma programação especial de boas-vindas, com palestras online que serão transmitidas, ao vivo, pelo canal oficial do campus no Youtube, o IFF Tube Campus Itaperuna.

Os veteranos também devem ficar atentos à programação, pois há reuniões agendadas com as turmas de 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e com as turmas do Curso Técnico Concomitante em Mecânica.

Além disso, haverá reunião da Direção de Ensino com pais e responsáveis pelos anos de 3º ano do Integrado, na quarta-feira, dia 20 de outubro, às 19h30. Veja a programação:

Segunda-feira (18/10)

19h - Recepção da Direção Geral e da Diretoria de Ensino e Aprendizagem aos novos alunos de Mecânica e Sistemas de Informação: palestra online com a apresentação do Campus Itaperuna e as principais informações e regras sobre o ensino remoto e as Atividades Pedagógicas Não Presenciais

• Público-alvo: calouros do Curso Técnico em Mecânica e do Curso Superior em Sistemas de Informação
  • Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna, pelo link https://youtu.be/Qe70irS51fU

19h - Reunião do coordenador do curso com estudantes veteranos da Mecânica

• Público-alvo: alunos das turmas de Concomitante em Mecânica II, III e IV
  • Transmissão: Google Meet (link será enviado pelo Grupo de Whatsapp das turmas veteranas. Acesso pelo e-mail GSuite)

Terça-feira (19/10)

Reunião online dos estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados com a Diretoria de Ensino e Aprendizagem e Coordenações de Curso, pelo Google Meet

• 15h às 16h: Informática 3A e 3B (Link a ser divulgado no Whatsapp da turma. Acesso exclusivo e-mail GSuite);
  • 16h às 17h: Administração 3A, 3B e Eletrotécnica 3A e 3B (link a ser divulgado no Whatsapp da turma. Acesso exclusivo e-mail GSuite);
  • 17h às 18h: Química 3 (link a ser divulgado no Whatsapp da turma. Acesso exclusivo e-mail GSuite);

19h - Palestra online "Além da sala de aula: apresentação da Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil" - Informações sobre bolsas, auxílios, solicitação de material impresso e o regime especial de acompanhamento das APNP

• Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna, pelo link https://youtu.be/dlHtVjvZfp4

Quarta-feira (20/10)

19h - Bate-papo entre as coordenações de curso e os alunos ingressantes sobre horários síncronos e assíncronos, Google Meet, plataforma EAD IFF, e-mail institucional Gsuite e expectativas sobre o curso

• Transmissão: Google Meet (link será enviado pelo Grupo de Whatsapp formado com as novas turmas)

19h30 - Reunião com pais e responsáveis dos alunos do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados, com a Diretoria de Ensino e Aprendizagem e Coordenações de Curso.

• Transmissão: Google Meet (link será enviado nos Grupo de Whatsapp dos pais)

Sexta-feira (22/10)

16h - Palestra online "Uma análise do filme Cidade de Deus: Violência urbana, desigualdades, juventude e expectativas de futuro", com a professora Carine Lavrador de Farias e mediação do diretor de Ensino do IFF Itaperuna, João Felipe Barbosa Borges

• Transmissão: Google Meet (link será disponibilizado em breve)

Atividades Não Presenciais

As aulas, por enquanto, continuarão ocorrendo por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Atualmente, estão em andamento diálogos organizados por meio de 11 grupos de trabalho sobre as temáticas relacionadas ao retorno seguro e progressivo à presencialidade e finalização acadêmica do período pandêmico no IFF. Os grupos são formados por representantes dos servidores e estudantes de todo o Instituto, incluindo representações sindicais e de colegiados.

o IFF encontra-se na primeira etapa do plano de retorno, que é uma fase de preparação com atividades realizadas ainda de forma remota e que inclui a compra de equipamentos e insumos, adaptação de espaços e planejamento de atividades, entre outros pontos. O avanço das fases é definido com base em indicadores de melhora da conjuntura pandêmica e de um cronograma válido para todo o Instituto.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.