CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Evento Online

Semana Acadêmica do IFF Itaperuna tem início com salas temáticas e palestra sobre cidade inteligente

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/09/2021 11h45, última modificação 14/09/2021 13h39
Palestra de abertura acontece nesta segunda, às 19h, pelo Youtube, mas as salas temáticas montadas por alunos e professores numa plataforma de exposições virtuais já estão abertas para visitação.
Sala tematica no IFF Itaperuna

As salas temáticas estão abertas para visitação numa plataforma online de exposições

O mais tradicional evento do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna já está no ar. Isso mesmo, em vez de corredores lotados, salas de aula decoradas para apresentação de trabalhos e entra e sai em auditórios e laboratórios, a Semana Acadêmica este ano acontece por trás de telas de computadores e smartphones, numa edição especial realizada integralmente pela internet. Mas, apesar do formato diferenciado, a programação segue intensa.

As Salas Temáticas — montadas todos os anos por alunos e professores nas salas de aula do Bloco B — desta vez estão disponíveis na plataforma online ArtSteps. A visitação ficará aberta ao público 24 horas por dia, até a próxima sexta-feira, 17 de setembro, bastando o visitante clicar no link correspondente de cada espaço:

1. "Transbordando o IFF"
Professores coordenadores: Bruno de Castro Jardim e Alex Garcia Marca
Link: https://bit.ly/3htRk3p

2. "Escola Inteligente"
Professores coordenadores: Gilberto Vieira Garcia e Eliseu Roque do Espirito Santo
Link: https://bit.ly/393DaS0

3. "Tesla e a eletricidade para todos"
Professores coordenadores: Adriano Henrique Ferrarez e Vinicius de Araujo Coelho
Link: https://bit.ly/2Xcc4Gd

4. "Super Elementos Químicos"
Professores coordenadores: Anders Teixeira Gomes e Juliana Baptista Simões
Link: https://bit.ly/3AlICfj

5. "Sencityve S.A.: Uma volta ao Smart Mundo em 5 dias"
Professores coordenadores: Marlucia Junger Lumbreras, Michelle Maria Freitas Neto, Orlando Pereira Afonso Junior e Raphael de Mello Veloso
Link: https://bit.ly/3ntCiOU

6. "Cidades Invisíveis"
Professor coordenador: João Felipe Barbosa Borges
Link: https://bit.ly/2Xm7IMD

Abertura do evento

A abertura oficial da Semana Acadêmica - Edição Especial está marcada para as 19h, no IFF Tube Campus Itaperuna, o canal oficial do campus no Youtube, e poderá ser acessada pelo link https://youtu.be/dILiYFtqG8Q. O evento terá a presença dos diretores do campus e apresentação da Maratona das Cidades Inteligentes, uma competição virtual com jogos de perguntas e respostas e criação de conteúdo digital, que acontecerá dentro da Semana Acadêmica, envolvendo alunos de diferentes cursos do IFF Itaperuna.

A atração principal da noite virá na sequência, pelo mesmo link. A escritora e professora do Cefet-RJ Élika Takimoto fará reflexões sobre a pauta ambiental, negacionismo e ciência, entre outros saberes, na palestra "Cidades inteligentes: pessoas reflexivas", com mediação da professora do IFF Itaperuna Flávia Coutinho Sampaio.

A programação completa da Semana Acadêmica - Edição Especial está disponível no site https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaedicaoespecial, onde também é possível fazer as inscrições para as atividades. As palestras, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa dão direito a certificado de participação aos inscritos previamente que preencham a lista de presença.

Para se inscrever, é preciso efetuar o cadastro no site https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaedicaoespecial. Em seguida, acessar a "Programação" e clicar no botão "Participar" de cada uma das atividades de interesse. A lista de palestras, oficinas e mesas-redondas está separada por dia. É muito importante ter atenção ao e-mail cadastrado na inscrição, pois é para esse endereço que serão enviadas mensagens importantes do evento, como confirmação de participação, link de acesso e certificado. Também fique atento aos dados informados, como nome completo, pois isso é fundamental para a emissão correta do certificado de participação.

A Semana Acadêmica é um evento realizado anualmente no IFF Itaperuna, desde 2012, com uma ampla e diversificada programação, que inclui apresentação de trabalhos, atrações culturais, torneios, debates, palestras e oficinas, entre outras atividades, com visitação aberta ao público, especialmente a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. O tema escolhido para esta edição especial é "Cidades Inteligentes", com o objetivo de discutir questões relacionadas a tecnologia, inclusão e sustentabilidade. 

A nona edição da Semana Acadêmica estava programada para ocorrer em 2020, mas segue adiada por tempo indeterminado em decorrência da suspensão das atividades presenciais no campus devido à pandemia da Covid-19.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.