Humanização

Ações de bem-estar do servidor caminham para institucionalização

por jose.carlos@iff.edu.br publicado 07/07/2016 13h04, última modificação 11/07/2016 13h15
Servidores de diversos campi e da Reitoria do IFFluminense tiveram a primeira reunião do processo de elaboração da Política de Bem-Estar do Servidor. Ocorreu na quinta-feira, 07 de julho, no Centro de Referência.
Reunião Realizada no Centro de Referência

A reunião discutiu o sentido e as razões para a implantação de Políticas de Bem-Estar do Servidor, no âmbito do Instituto Federal Fluminense, as ações já desenvolvidas em suas unidades de trabalho que visam o aprimoramento das ações direcionadas ao servidor, o embasamento legal para tais iniciativas e as demandas que precisam ser supridas, no que tange à qualidade do ambiente de trabalho do Instituto e à assistência oferecida.

De acordo com a diretora da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor, Taís Castro, a proposta da Política nasceu da percepção de que era preciso avançar consideravelmente nesse campo de atuação. “Vimos que era urgente criarmos diretrizes tanto para firmar as ações que a instituição já vem desenvolvendo quanto para propor outras, levando em consideração a diversidade de estrutura e de pessoal de cada unidade”, explica.

Os principais aspectos levados em consideração foram doenças relacionadas ao trabalho, qualidade da alimentação, estímulo a hábitos saudáveis e suporte em caso de acidentes e doenças.  Também foi abordada a carência de profissionais especializados em alguns campi e a importância de discutir o tema de forma multicampi.

Crislaine Almeida, nutricionista do campus Avançado São João da Barra, comenta sobre a necessidade da institucionalização das ações direcionadas ao bem-estar do servidor. “Já existe no IFFluminense uma política bem definida para apoio ao estudante, mas o servidor ainda fica desamparado. Não é só o aluno que precisa ser estimulado a continuar na instituição; o servidor também precisa dessa motivação”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria