Alunos do Mestrado Saeg fazem visita técnica à indústria de ponta

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/08/2016 14h09, última modificação 09/09/2016 15h09
Alunos do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (Saeg) do IFFluminense visitaram, na última sexta-feira, dia 26 de agosto, a unidade brasileira da Corbion, em Campos dos Goytacazes.
Alunos do Mestrado SAEG fazem visita técnica à indústria de ponta

Alunos do SAEG com a professora Alline Morais (de blusa azul) e a gerente de Qualidade Ana Paula Sá (da direita para a esquerda, a terceira, de blusa branca)

Os estudantes foram recebidos pela gerente de Qualidade da Corbion, Ana Paula Sá, e puderam conhecer o complexo sistema de gestão da qualidade da empresa, que é líder do mercado global em ácido láctico e seus derivados.

Em seguida, os alunos visitaram a planta fabril da Corbion, que conta com um rigoroso processo de controle e vem garantindo a segurança alimentar dos insumos produzidos pela indústria, os quais são utilizados em centenas de produtos consumidos diariamente pela população.

A professora da disciplina de Qualidade e Produtividade, Alline Morais, responsável pela visita, destaca que “um mestrado profissional deve garantir um contato estreito entre o meio acadêmico e o setor produtivo, para instigar a transformação do conhecimento científico em inovação, por meio do empreendedorismo".

O mestrando em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, Wagner Bretas, diz que, a partir de visitas técnicas como esta, “vislumbra promissoras possibilidades de parceria entre o IFFluminense e empresas da região, por meio de projetos de pesquisa que tenham o intuito de solucionar problemas complexos”, ressalta.

A realização da visita técnica contou com o apoio do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG). A disciplina de Qualidade e Produtividade é ofertada estrategicamente nas dependências do Polo, onde são desenvolvidos projetos juntos às empresas com o envolvimento de alunos de todos os níveis de ensino.

"A presença do Saeg no Polo de Inovação faz parte das nossas atividades, tanto da realização de projetos de inovação, quanto na prospecção destes às indústrias. Essa visita técnica é uma via de mão dupla, pois possibilita aos alunos conhecerem a prática dentro da empresa, mas também permite a empresa conhecer o mestrado, além de abrir possibilidades de parcerias com o Polo", finaliza o diretor do PICG, Rogério Atem.

Comunicação Social da Reitoria