Divulgação Científica

Apresentação de banners marca terceiro dia da Mostra de Extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/10/2018 16h03, última modificação 19/10/2018 16h25
A programação do evento segue com atividades até o dia 20 de outubro.
Apresentação de banners marca terceiro dia da Mostra de Extensão

A sessão de apresentação de banners de projetos de Extensão marcou o terceiro dia de atividades da 10.ª Mostra de Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a 2.ª edição da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizado nesta quinta-feira, 18 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ.

Com o tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, a Mostra recebeu um total de 1.247 inscritos, com submissão de 287 resumos, sendo 140 do IFF. Dentre os trabalhos apresentados, estava o projeto "Desenvolvimento, caracterização e análise de custos de bolo de chia rico em fibras com alegação de propriedades funcionais", do Campus Bom Jesus de Itabapoana. O estudo busca analisar o potencial da semente como alternativa para a indústria alimentícia. "A chia é um produto com excelentes vantagens nutricionais e que apresenta baixíssimo custo de aquisição. É uma ótima opção para instituições educacionais, por exemplo, como maneira de diversificar a merenda escolar", diz André Luiz Figueredo Nunes, um dos autores da pesquisa.

Já o trabalho "App 'English at Enem': o ensino-aprendizagem da língua inglesa através de dispositivos móveis", do Campus Avançado Maricá, aborda como o método Mobile Learning pode auxiliar os alunos no estudo do Inglês visando o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. "Apesar do inglês ser matéria obrigatória no ensino básico, a maioria dos alunos ainda opta pelo espanhol na hora do exame. Diante disso, resolvemos criar o aplicativo para incentivar e fornecer ferramentas para o estudo do inglês", afirma Thamiris Oliveira, coordenadora do trabalho. "Estamos a procura de programadores para expandir o aplicativo. A ideia é oferecer mais questões e exercícios, inclusive de outros vestibulares", complementa Milena Ferreira, aluna do projeto. O app está disponível para acesso, clicando AQUI.

Além das apresentações de banners, houve sessão de mesa de discussão de projetos de Extensão. A memória foi um dos temas abordados, com os depoimentos sobre o Centro de Memória de Maricá e do Centro de Memória da Reitoria, que desenvolve a websérie documental  "O que vi do IFF”, com servidores aposentados do Instituto Federal Fluminense.

A X Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e II UFRRJ segue até o dia 20 de outubro. A programação completa está disponível no site do evento