Notícias
Gestão de Bibliotecas
Bibliotecas do IFFluminense terão novo sistema de gerenciamento
O novo sistema deve entrar em funcionamento este ano
As bibliotecas do Instituto passarão a contar, ainda este ano, com um novo sistema de gestão, o SophiA Biblioteca, que além de todo o gerenciamento do acervo, permite ao usuário o acesso aos conteúdos digitais, busca de livros e serviço de reservas pela internet.
Para melhor utilização das funcionalidades do novo sistema, de acordo com as necessidades da instituição, os bibliotecários e coordenadores de biblioteca dos campi do IFFluminense passaram por um treinamento, de 29 de agosto a 01 setembro, ministrado pelo analista de suporte da empresa terceirizada responsável pelo sistema, Lucas Machado, no laboratório de Informática do Centro de Referência.
O coordenador da Biblioteca do Campus Campos Centro, Antônio Soares, destaca que, “com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade da implantação de um novo sistema, pois o software que utilizamos é de 1998. Dentro do perfil de uma biblioteca universitária como a nossa, este novo sistema atende todas as nossas demandas”, afirma.
Antônio ressalta que o novo sistema, que já é utilizado pela Biblioteca Nacional, pela Unicamp, e por outros institutos federais, vai possibilitar um atendimento mais personalizado ao usuário. “O aluno vai poder acessar o seu histórico, receber avisos da Biblioteca, fazer reservas e renovação de empréstimos de livros pela internet, de onde ele estiver”, explica o bibliotecário.
O sistema está em fase de implantação. “A empresa começou a fazer o tratamento e a migração de dados para o novo sistema, que vai trazer uma melhor interação do usuário com a plataforma de busca, entre outros benefícios”, afirma o diretor de Tecnologias de Informação e Comunicação do IFFluminense, Ronaldo Amaral.
Comunicação Social da Reitoria