Oportunidade

Bolsas de estudo no exterior para estudantes e profissionais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/03/2016 11h14, última modificação 31/03/2016 11h14
Coordenação do Escritório de Cooperação Internacional do IFFluminense divulga sete oportunidades de bolsas de estudo no exterior para estudantes, profissionais e pesquisadores.
Bolsas de estudos no exterior

Fonte: Google Imagens

Os prazos de inscrição terminam no mês de abril. Confira as oportunidades disponíveis:

Bolsa Prêmio Buildium

Público: Estudantes de graduação ou pós-graduação em design, ciência da computação, engenharia
Prazo: 15 de abril
Estudantes de Design de Produtos, Design de Interação, Engenharia, ou Ciências da Computação podem participar do concurso promovido pela Buildium. Para isso, é preciso escrever uma redação sobre o tema: “Como um conjunto compartilhado de crenças é importante para a construção de uma grande empresa”. O prêmio para os vencedores é uma bolsa no valor de 2,5 mil dólares. Saiba mais AQUI.

World Scholars da Universidade de York, no Canadá
Público: Estudantes brasileiros que desejem cursar um double major no Canadá
Prazo: 20 de abril
O programa de bolsas da Universidade de York, em Ontario, no Canadá, é direcionado a estudantes com boa comunicação escrita e oral e que desejem cursar um double major (uma combinação de dois programas que resultam em uma formação única) em humanidades, ciências sociais, línguas e campos profissionais. A bolsa pode chegar a $20,000 e pode ser estendida por até 3 anos. Estudantes brasileiros recém-saídos do Ensino Médio devem apresentar certificado de conclusão de curso e notas do ENEM, além de duas cartas de motivação. Confira mais informações no site do programa.

Bolsas para PhD em sustentabilidade no Japão
Público: Profissionais e pesquisadores que trabalhem com sustentabilidade
Prazo: 28 de abril
A bolsa oferecida para estudos em sustentabilidade em Tóquio é direcionada a candidatos de países em desenvolvimento que demonstrem necessidade financeira e que desejem cursar o programa de PhD em Ciências da Sustentabilidade na United Nations University (UNU-IAS). É preciso ter mestrado completo e comprovar experiência de trabalho no ramo da sustentabilidade. Além da isenção na anuidade, as bolsas também incluem um auxílio-moradia no valor mensal de 150 mil yuans japoneses. Confira mais informações e faça sua inscrição.

Bolsa “Futuros Líderes nas Américas”
Público: estudantes latino-americanos que desejam realizar estudos e pesquisas no Canadá
Prazo: 29 de abril
Estudantes de graduação ou pós-graduação que desejam realizar um projeto de estudo e pesquisa no Canadá podem se inscrever para o programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), que oferece bolsas no valor de 7.200 dólares canadenses para estudantes de graduação e 9.700 dólares canadenses para estudantes de mestrado e pós-graduação ou PhD. Podem concorrer estudantes de graduação, mestrado e doutorado das mais diversas áreas, incluindo engenharia, direito, medicina e relações internacionais, cujo projeto de pesquisa seja relacionado a desenvolvimento ou governança. Confira o regulamento completo AQUI.

Bolsas para a comunidade LGBT
Público: Estudantes matriculados ou aceitos por universidades americanas
Prazo: 30 de abril
A organização PFLAG (Parents, families and fiends of lesbians and gays) oferece bolsas de estudo para universitários que se autodeclaram gays, lésbicas, bissexuais, transexuais ou transgêneros, e que estejam dispostos a contribuir com a comunidade LGBT. As bolsas variam entre mil e 5 mil dólares e têm o objetivo de apoiar a nova geração de líderes que trabalham para “tornar escolas e comunidades seguras e receptivas para todos”. Saiba mais detalhes AQUI.

Editais de Universidades Brasileiras
Público: Estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras
Prazo: De acordo com a instituição
Enquanto o programa Ciência sem Fronteiras, promovido pelo governo federal, está suspenso por tempo indeterminado, os estudantes de graduação e pós-graduação contam ainda com a possibilidade de realizar intercâmbios através de suas universidades de origem.

Prep Scholars da Fundação Estudar

Público: Estudantes do último ano do ensino médio que desejam fazer a graduação no exterior
Prazo: 18 de abril
O Prep Scholars é um programa de preparação para a candidatura em universidades estrangeiras. O programa é 100% gratuito, e cerca de 50 participantes são selecionados no primeiro trimestre de cada ano. O programa inclui horas de consultoria com a equipe do Prep, um mentor que tenha estudado fora e auxílio financeiro para os custos do application, se necessário.  As inscrições para a turma de 2016 estão abertas até o dia 18 de abril. Confira os requisitos e tire suas dúvidas AQUI.

Fonte: Estudar Fora