Jogos Intercampi

Câmara de Esportes se reúne e planeja segunda edição do JINIFF

por Ferdinanda Maia/Comunicação Social da Reitoria publicado 01/06/2016 22h14, última modificação 02/06/2016 14h44
A primeira reunião do ano da Câmara de Esportes do IFFluminense aconteceu nessa segunda-feira, 30 de maio, no Centro de Referência, em Campos-RJ. Na pauta, a realização dos jogos intercampi.
Câmara de Esportes se reúne e planeja segunda edição do JINIFF

Grupo, com representantes de todos os campi, iniciou o planejamento dos Jogos Intercampi (Foto: Kárin Klem).

A 2ª edição dos Jogos Intercampi do IFFluminense (JINIFF) será realizada em julho e agosto deste ano com a participação dos estudantes de todos os campi da instituição. A competição é classificatória para os Jogos dos Institutos Federais (JIF) Regional, programado para setembro, que por sua vez classifica para o Nacional.

“Estamos aqui hoje iniciando o trabalho da Câmara de Esportes e a organização do evento de forma a democratizar a participação de todos os nossos alunos nos jogos”, destaca o coordenador de Políticas Esportivas, Carlos Augusto Boynard.

Durante a reunião, o grupo conversou sobre as modalidades, regulamento e a formação da Comissão Organizadora (COJINIFF), que deverá ter um representante de cada campus. Também foi pauta a construção de um calendário anual de eventos e atividades esportivas em cada unidade do IFFluminense, dentro de suas possibilidades, mas também vislumbrando parcerias com escolas, academias e outras instituições.

Presente neste primeiro encontro da Câmara de Esportes, em 2016, o diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas, Gustavo Gomes Lopes, destacou a nova estrutura da instituição que possibilitará o fortalecimento da área. “Estamos retomando as atividades da Câmara, agora em um novo desenho institucional que visa potencializar as ações. A partir da Coordenação de Políticas Esportivas, poderemos avançar em relação às práticas esportivas e ao desenvolvimento de programas de maior abrangência”, disse.

“Vamos avançar na política esportiva do IFF, respeitando a realidade e a especificidade de cada campus. A coordenação traz mais responsabilidade para nós, profissionais de Educação Física, e iremos construir o trabalho desta coordenação coletivamente”, ressaltou Boynard. “Nossa principal proposta é fomentar e possibilitar que todas as unidades do Instituto ofertem atividade física aos nossos alunos, não apenas pela Educação Física – que é preponderante na formação de nossas equipes – como também pela prática esportiva”, acrescentou. Segundo ele, por meio da Câmara, será possível socializar as dificuldades e buscar soluções, contando com o apoio dos profissionais e da equipe gestora de cada campus.

Estiveram na reunião representando os campi, Marcelo Delatoura (Cabo Frio), Ricardo Reis (Campos Centro), Angelo Dias (São João da Barra), Marcio Cabral (Itaperuna), Bruno Del Esposti (Campos Guarus), Jackson Gomes (Bom Jesus), Leonardo Basilio (Cambuci), Sérgio Silva (Macaé); por videoconferência, Regiane Costa (Maricá) e Rafael Pureza (Pádua). Também participou, o diretor do campus Bom Jesus do Itabapoana, Carlos Antonio Araujo de Freitas.

O próximo encontro do grupo será no dia 27 de junho, às 14h, no Centro de Referência. Entre os assuntos a serem tratados, o calendário do JINIFF e a composição da Comissão Organizadora.

Comunicação Social da Reitoria