Curso de Formação para Novos Servidores tem aula inaugural

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/10/2016 17h35, última modificação 06/10/2016 16h25
O primeiro encontro presencial do curso para novos servidores do IFFluminense foi realizado nesta terça-feira, 04 de outubro de 2016, no Campus Campos Centro.
Curso de Formação para Novos Servidores tem aula inaugural

Cento e cinquenta servidores em estágio probatório participam do curso.

Com 1680 servidores, 500 destes em estágio probatório, a necessidade de integrar todo esse pessoal para além de suas funções diárias e de forma que todos possam compartilhar da história do IFFluminense, de seu papel na sociedade, de seus processos e estruturas se torna importante a partir do momento em que a instituição cresce não só em seus espaços físicos e territoriais, como também em sua missão e alcance por meio da educação pública.

Neste sentido, a Pró-reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana, por meio da Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor, elaborou o Curso de Formação para Novos Servidores do IFFluminense, cujo primeiro encontro presencial aconteceu na tarde de terça-feira, 04 de outubro de 2016, no Auditório Cristina Bastos, do Campus Campos Centro.

“Acho que este curso é importante porque, na maioria das vezes, ficamos em nosso setor, fazendo o nosso trabalho e não conhecemos a instituição como um todo, sua realidade, então é uma oportunidade de integração com servidores de outros campi e de conhecer a instituição onde trabalhamos”, acredita Raisa Lemos, servidora técnica de informática e diretora de Administração e Infraestrutura do Campus Quissamã.

Raisa é uma das alunas entre os 150 servidores que entraram em exercício no período de 12 de setembro de 2013 a 12 de setembro de 2014, convocados para participar do curso, que é obrigatório para aqueles em estágio probatório, conforme estabelecido pela Portaria nº 1.090, de 12 de setembro de 2016. Demais servidores também em estágio probatório farão em um outro momento.

O curso semipresencial, com carga horária de 103 horas, sendo 90 horas a distância e 13 horas presenciais, será realizado no período de 03 de outubro a 07 de dezembro de 2016. Serão cinco módulos a distância e quatro encontros presenciais.

Neste primeiro encontro presencial, a Orquestra de Violões do IFFluminense fez a abertura do evento com seu novo repertório de músicas brasileiras. Em seguida, o reitor do Instituto, Jefferson Manhães de Azevedo, que não pode estar presente por compromisso em Brasília-DF, gravou uma mensagem para os cursistas. Em sua fala, disse ser um importante curso e momento para a instituição. “É uma construção a partir do entendimento de que a Rede Federal possui diversos desafios: de sua interiorização, verticalização do ensino, diversificação nas possibilidades de sua atuação. Essa instituição cresceu muito, especialmente nos últimos anos, e nós contamos com cada um de vocês para que possamos fazer dela cada vez mais pertinente na vida dos nossos estudantes. E ela será tão mais forte quanto mais fortalecido nós formos, mas, para estarmos fortalecidos, nós precisamos compreendê-la.”, ressaltou

Na ocasião, também foram apresentadas as atribuições e estruturas da Reitoria pelos respectivos gestores: o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Boynard; a pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Aline Naked, representada pela diretora da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor, Taís Castro; a pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Menezes Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo; o pró-reitor de Administração, Guilherme Batista; e do diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas, Gustavo Lopes.

“Estamos aqui para nos conhecermos e por que precisamos nos conhecer?”, indagou Boynard. “Quando entrei na instituição, em 1992, só existia esta unidade aqui (Campos Centro). Hoje somos 15 unidades em vários municípios, assumindo uma importância imensa no espaço que ocupamos e com uma renovação impressionante de pessoas, com a missão de fazer educação pública e de qualidade”, ressaltou.

O momento foi reservado ainda para a apresentação das linhas gerais do curso, da plataforma Moodle e dos tutores de cada módulo. “O curso foi pensado com muito cuidado de forma que os temas pudessem trazer reflexões a respeito do papel do servidor público. É uma oportunidade de ampliação dos conhecimentos, integração e fortalecimento de debates na perspectiva da compreensão do serviço público e da dimensão da educação profissional e tecnológica”, afirmou Tais Castro.

Acesse AQUI o Projeto Pedagógico do Curso de Formação.

Comunicação Social da Reitoria