Formação Continuada

Curso do Programa “Educar é pra Vida Toda” realiza cerimônia de conclusão

por Ascom Reitoria publicado 01/03/2016 17h12, última modificação 03/03/2016 18h58
O Curso de Capacitação do Programa “Educar é pra Vida Toda” é uma parceria da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação com a Prefeitura de Campos. A Cerimônia de encerramento do curso foi realizada no dia 29 de fevereiro, no campus Campos Centro.
Público presente no evento

Professores da rede pública municipal de Campos, que receberam a capacitação.

As aulas foram ofertadas na modalidade a distância (EaD), com alguns encontros presenciais. O público-alvo foram os professores do 1º segmento do ensino fundamental que fazem parte da Secretraria Municipal de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (Smece) e as dicussões, com carga horária de 180 horas, deram-se em torno do tema da Alfabetização Matemática dos estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ao todo, 92 professores foram certificados no curso, dentre eles, a professora Márcia Novarino, que avalia positivamente. “O material foi muito bem preparado e as aulas foram muito proveitosas, pois aprendemos como deixar nossa aula mais interessante, trabalhando com o lúdico”, destaca.

Na abertura do evento, o grupo vocal Free Som, projeto de extensão do IFFluminense, cantou sucessos da música popular brasileira e da música internacional. Após a apresentação, compôs a mesa de autoridades o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas; a diretora da Escola de Formação Continuada, Suely Coelho, e a diretora pedagógica da Smece, Luciene Tavares.

Para a realização do curso, a Secretaria de Educação contribuiu com toda parte pedagógica necessária e o IFFluminense apresentou as metodologias de ação. Luciene ressaltou a importância dessa parceria entre as duas instituições. “ O curso foi um desafio muito grande e um aprendizado também. Tinhamos a utopia da formação continuada guardada. Ela não seria possível se não fosse o Instituto. Hoje estamos celebrando essa vitória e muito felizes com a participação robusta dos professores”.

Luiz Augusto destacou a importância que o processo de interiorização dos Institutos Federais tem na melhoria da qualidade da educação, como é o objetivo da formação continuada. “O processo permitiu a expansão sem precedentes da escola; alcançou diversas regiões desse país e reduziu os indicadores que nos envergonham”.

Suely afirma que a capacitação do “Programa Educar é pra Vida Toda” é um diferencial na modalidade a distância. “Ficamos felizes pois o curso é um marco para a modalidade EaD, por conta da grande quantidade de concluintes”, finaliza.