Dirigentes participam do 2º módulo do Programa de Formação para Gestores

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/08/2016 14h14, última modificação 04/08/2016 21h15
O módulo “Sindicância e Processos Disciplinares”, conduzido pelo procurador Júlio Araújo, foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 04 de agosto, no auditório do Centro de Referência.
Programa de Formação para Gestores 05.jpg

O módulo II foi sobre Sindicância e Processos Disciplinares

A capacitação do Programa de Formação para Gestores, promovida pela Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação, contou com a participação do reitor Jefferson Manhães, de pró-reitores e diretores da Reitoria e dos campi do IFFluminense.

De acordo com o chefe da Procuradoria Federal do Instituto, Júlio Araújo, o objetivo da capacitação é proporcionar aos gestores uma visão geral a respeito dos direitos, deveres e responsabilidades dos servidores, enquanto agentes públicos. “É importante que os gestores conheçam os processos administrativos disciplinares, até para orientar os servidores sobre as consequências que algumas condutas irregulares podem gerar”, afirma o Júlio.

Em sua abordagem, o procurador também falou sobre a importância dos princípios constitucionais da administração pública, destacando o princípio da legalidade. “Na iniciativa privada você pode fazer tudo o que a lei não proíba, na administração pública você tem que fazer tudo o que a lei manda. Essa é a chave do funcionamento da administração pública”, ressaltou.

O reitor Jefferson Manhães destacou que o principal objetivo do Programa de Formação “é preparar os gestores para os desafios da administração e das atividades educativas do Instituto”, adiantando que os dois próximos módulos serão sobre a lei de inovação tecnológica e o papel das fundações de apoio e sobre os compromissos da educação profissional diante do Plano Nacional de Educação (PNE).

Comunicação Social da Reitoria