#ZIKAZERO

Educação realiza mobilização nacional para o combate ao mosquito Aedes aegypti

por Ascom Reitoria publicado 19/02/2016 11h04, última modificação 19/02/2016 16h34
Acontece nesta sexta-feira, 19, a mobilização nacional da Educação para o combate ao mosquito Aedes aegypti com mobilização da comunidade escolar para ações de eliminação aos focos do mosquito e conscientização para a importância da prevenção.
Campanha #ZIKAZERO no campus Campos Centro.

Reitor, Luiz Augusto Caldas, participa de palestra realizada com alunos do Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos dos Goytacazes.

A iniciativa dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado em 4 de fevereiro entre o MEC, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

O setor educacional tem o potencial de alcançar um público de 60 milhões de pessoas, considerando os 56 milhões de estudantes de todos os níveis de ensino; os 2,1 milhões de professores da educação básica; os 396,5 mil professores da educação superior e os 414,5 mil servidores técnicos administrativos da educação superior. Por isso, a escola deve ser o centro de mobilização e conscientização da comunidade, interna e externa, para o combate à proliferação do mosquito.

Durante o dia, autoridades federais visitarão escolas em diferentes cidades do país, acompanhados de secretários estaduais e municipais de educação, gestores escolares, reitores, professores e servidores técnico-administrativos de universidades federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, além de dirigentes de entidades educacionais públicas e privadas.

Como parte da programação, serão realizadas atividades no formato de aula e palestras com os estudantes sobre a necessidade de mobilização para o combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. Também serão distribuídos materiais informativos nas escolas e no entorno com explicações sobre medidas de prevenção e orientações sobre a importância do envolvimento de toda a população na eliminação dos criadouros do mosquito.

Estarão mobilizadas para a ação as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional. A expectativa é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

IFFluminense: No Instituto, foi formada uma Comissão para propor ações permanentes em todos os campi. Ontem, 18 de fevereiro, a equipe do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass IFF) realizou panfletagem no campus Centro e no Centro de Referência. O trabalho prossegue nas próximas semanas. Os campi também estão realizando ações internas e externas em parceria com escolas dos municípios, durante todo o dia de hoje. Acompanhe aqui no Portal do IFFluminense as ações e acompanhe nos perfis nas redes sociais as campanhas #IFFcontraomosquito e #eumeimporto.

Nos dias 26 de fevereiro e 04 de março, novas ações serão realizadas em toda a rede de Educação do país.

Fonte: Assessoria MEC

registrado em: , ,