Especialização voltada a docentes é ampliada para TAE

por Ascom Reitoria publicado 13/12/2015 09h36, última modificação 15/12/2015 09h03
A oferta do Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC, em parceria com o IFFluminense, é ampliada para os técnico-administrativos.
Cerimônia de abertura de Pós-graduação

Especialização é uma parceria entre o IFSC e o IFFluminense.

Em mais uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), a cerimônia de abertura do Curso de Pós-graduação em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica foi realizada na tarde do dia 10 de dezembro,  de forma simultânea, no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC, em Florianópolis-SC, e no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFFluminense, em Campos-RJ, por meio de videoconferência.

Presente no IFFluminense, o professor Carlos (IFSC) fez a abertura da cerimônia e destacou a parceria entre as duas instituições, que viabilizou a oferta do curso. “Entendemos a importância da formação do docente e de ser a capacitação um direito de todos os servidores que atuam com a EPT”, destacou, acrescentando que, inicialmente voltada a docentes, foi autorizada pela Setec/MEC a oferta de vagas também para servidores técnico-administrativos.

Alessandra Tozatto, servidora do cargo de assistente em administração do campus Itaperuna, comemorou a novidade e será uma das alunas do curso. “Demonstra uma valorização dos TAE e um entendimento de que podemos, também, colaborar, em equipe com os docentes, para o processo de aprendizagem”, ressalta.

Representando o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, a pró-reitora de Ensino, Ana Lúcia Campinho, destacou três aspectos: “o primeiro é a parceria entre dois Institutos Federais (IFs) que fortalece o nosso sentido de Rede e na qual precisamos investir mais e em mais parcerias como esta; o segundo ponto é a questão das tecnologias que ressignificam o trabalho da Educação a Distância, reduzindo as distâncias; e por fim, o tema deste curso, que é tão importante e que poucos têm discutido com a concepção que nós trazemos enquanto IFs e, nesse aspecto, este curso nos dá mais força para discuti-lo dentro da Rede Federal”, disse.

A pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho, representou a reitora Maria Clara Schneider. Segundo ela, “muitos obstáculos foram superados para que hoje o curso se inicie, e sabemos que novos virão. O desafio é conquistar os professores para que eles reconheçam essa formação e agora, com a autorização do MEC, ampliar o convite aos TAE, que também são formadores. Vamos trabalhar em rede, colaborativamente para que o resultado seja o mais efetivo possível”, declarou.

A cerimônia de abertura também contou com palestras da diretora da Escola de Formação do IFFluminense, Suely Coelho, e das professoras do IFSC Maria dos Anjos e Fabiana Besen. No IFFluminense, estiveram presentes os servidores matriculados dos campi Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Campos Guarus e Campos Centro, além do diretor do Centro de Referência, Breno Terra, e a tutora presencial e professora do Instituto, Odila Mansur.

Sobre o curso: com duração de 18 meses, o curso terá carga horária total de 560 horas (40h destinadas ao trabalho de conclusão de curso), com atividades majoritariamente a distância, por meio de ambiente virtual de ensino-aprendizagem (Avea), e encontros presenciais em quintas-feiras alternadas, no período da tarde, nos Núcleos de Educação a Distância.

Em breve, serão divulgadas as informações sobre o processo de inscrição em novas vagas para os servidores administrativos.