Notícias
Lançamento
Essentia Editora lança cinco livros
Os autores Verônica Gonçalves, Arthur Soffiati, Sílvia Cristina e Gilmara Barcelos
As publicações lançadas pela editora do Instituto Federal Fluminense abordam temáticas regionais, poemas, tecnologia e educação. O evento, realizado no auditório Reginaldo Rangel do campus Campos Centro, reuniu gestores, servidores, familiares e amigos dos autores.
Durante a cerimônia, o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, destacou o esforço da instituição e da Essentia para a democratização do acesso à leitura. “Acho importante que novos autores possam ocupar este lugar. As obras possuem temáticas extremamente relevantes, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a democratização do conhecimento”, afirmou. “A cada dia que passa, melhoramos a qualidade de nossas publicações. Estamos inaugurando, também, um novo caminho na editora, com o lançamento do primeiro livro digital”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira.
“Se olharmos a diversidade dessas obras, podemos compreender um pouquinho do IFFluminense. Nós somos educação, tecnologia, conhecimento e sustentabilidade”, ressaltou o diretor do campus Campos Centro, Jefferson Manhães. A editora-chefe da Essentia, Kíssila da Conceição Ribeiro, agradeceu o empenho dos servidores e a confiança dos autores. “É uma honra tê-los como autores de nossas publicações. O livro torna possível socializar a produção e difundir o conhecimento”, afirmou.
Livros - Dentre as publicações lançadas pela Essentia estão dois livros organizados por professores do IFF. A obra “Programa Tecnologia, Comunicação, Educação: congregando ações e saberes”, organizada pela professora Sílvia Cristina Batista, divulga as ações pedagógicas realizadas em sala de aula, no Instituto, com a utilização de tecnologias da comunicação. O livro “Tecnologias Digitais na Educação: pesquisas e práticas pedagógicas”, organizado pela professora Gilmara Barcelos, em formato digital, está disponível no site da editora.
O historiador Arthur Soffiati assina dois livros distintos: “Todavia”, de poemas; e “Os manguezais do sul do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro com alguns apontamentos sobre o norte do sul e o sul do norte”, que aborda a realidade dos manguezais, em fotografias, pesquisas e informações trazidas pelo autor em uma 2ª edição revista, ampliada e atualizada.
O livro “Famílias em território vulnerável: um estudo sobre proteção social em grupos populares”, assinado por Verônica Gonçalves Azeredo, é fruto de sua tese de Doutorado no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense. A obra traz um estudo sobre proteção social de famílias em bairro segregado, problematizando a relação entre território e vulnerabilidade, tendo como objeto de pesquisa o bairro de Custodópolis, em Campos dos Goytacazes/RJ. “O meu desejo é que o livro possa inspirar outros olhares e análises no campo da família e proteção social”, afirma a autora.
Após a cerimônia de lançamento, os autores ficaram disponíveis para autografar seus livros e, em seguida, foi servido um coquetel.
Veja o álbum do evento no FLICKR.