Gestores do IFFluminense participam de Programa de Formação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/05/2016 12h53, última modificação 04/05/2016 16h23
Pró-reitores, diretores dos campi e diretores de Administração do IFFluminense iniciaram na terça-feira, dia 03 de maio, o primeiro módulo do Programa de Formação para Gestores.
Gestores participam de Programa de Formação.jpg

O módulo I foi conduzido pelos gestores Guilherme Batista e Hector Rivas

A capacitação, promovida pela Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação, foi realizada no auditório do Centro de Referência do Instituto.

Neste primeiro módulo, sobre Macrofluxos e SUAP, conduzido pelo pró-reitor de Administração, Guilherme Batista, pelo chefe da Auditoria Interna, Hector Rivas Júnior, e pelo diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFFluminense, Ronaldo Amaral, os gestores puderam conhecer melhor os fluxos administrativos e as principais funcionalidades do SUAP.

“É importante que os novos gestores conheçam os fluxos dos processos administrativos de despesas da instituição, e parte da legislação que subsidia o Macrofluxo do IFFluminense, autorizado por meio da portaria nº 281/2013, com apresentação das ferramentas de gestão do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), utilizadas para consolidação, registro e controle dos processos administrativos do Instituto", afirma Guilherme.

Na parte da tarde, o diretor de TI, Ronaldo Amaral, e a servidora da equipe de Governança do TI, Rebeca Capdeville, apresentaram uma visão geral do SUAP, com foco nos módulos administrativos, como almoxarifado, protocolo, patrimônio e contratos. "Também falamos um pouco sobre os fluxos de publicação de editais no Centro de Documentação Digital (CDD) e no portal de Seleções do IFFluminense", disse Ronaldo.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, disse que o Programa de Formação para Gestores acontecerá no decorrer de toda a gestão. “O objetivo é preparar os gestores para refletir sobre sua prática, aprender coisas novas e não só avançar de acordo com as dificuldades”, destaca Jefferson, adiantando que o próximo módulo será sobre Sindicância e Processos Disciplinares, com o procurador da instituição, Júlio César de Araújo.

Comunicação Social da Reitoria