Notícias
Capacitação
IFF realiza encerramento do Curso de Formação para Novos Servidores
Cerca de 150 servidores participaram da cerimônia de encerramento do curso
Após mais de dois meses de estudos e participação nas atividades propostas, cerca de 150 servidores dos campi, Polo de Inovação e Reitoria do IFFluminense receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação para Novos Servidores, promovido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor.
O evento de encerramento, realizado no dia 15 de dezembro, no auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro, contou com apresentação musical dos servidores Sara Marques e Júlio Barroso e palestra, intitulada “A pós-modernidade como divisor de águas”, com a professora aposentada e coordenadora de um dos módulos do curso, Guiomar Valdez.
Representando o reitor Jefferson Manhães, o chefe de gabinete, Maurício Vicente, destacou a importância dos servidores. “Essa instituição só existe por nossa causa, a alma do Instituto são os servidores. Somos uma instituição que dá certo, que forma bons jovens, bons profissionais, e vocês são a semente do amanhã para o IFFluminense”, afirmou.
A pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Aline Naked, disse que o curso proporcionou a possibilidade de conhecer um pouco mais o IFF e o papel que os servidores públicos têm dentro da instituição. “Este foi o primeiro curso, e o retorno de vocês é muito importante para que possamos aperfeiçoar e melhorar o próximo, que será ofertado no ano que vem”, disse Aline. “Esperamos que este curso tenha trazido informações importantes e reflexões sobre o nosso papel como servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, acrescentou Taís Castro, diretora da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor.
Em sua fala, Guiomar Valdez destacou a característica singular dos Institutos Federais, uma instituição de educação que perpassa o ensino, a pesquisa e a extensão, e a importância da unidade dos servidores e da formação continuada. “Conclamo o nosso dever como servidores públicos. Nós estamos aqui, nesta instituição, porque fizemos uma opção e, como servidores da educação, temos uma responsabilidade ainda maior. A formação continuada, a educação é emancipadora, é o caminho para a gente se libertar, lutar por esta instituição e pelos nossos direitos”, concluiu a palestrante.
Ao final da palestra, os cursistas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os coordenadores de módulos Daniela Bogado, Joelma Vieira de Lima, Guiomar Valdez, e Josiane Barreto Marques.
Comunicação Social da Reitoria