IFFluminense aplica provas de Vestibular e Concomitância Externa neste domingo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/06/2016 12h10, última modificação 24/06/2016 12h12
O Instituto Federal Fluminense vai aplicar provas neste domingo, 26 de junho de 2016, das 8h30min às 11h30min, para os candidatos ao Processo Seletivo da Concomitância Externa 2016/2.º semestre; e das 8h30min às 12h30min, para os candidatos ao Vestibular 2016/2.º semestre – 1ª fase.
IFFluminense aplica provas de Vestibular e Concomitância Externa neste domingo

O candidato deve estar atento ao local e horário de realização da prova

Os candidatos ao Curso de Tecnologia em Design Gráfico e de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo também farão prova de Aptidão Específica no horário das 15h às 18h.

Os participantes deverão chegar ao local de realização da prova 60 minutos antes do seu início. “O candidato deve realizar um check list com a finalidade de não ser surpreendido ou até mesmo penalizado no dia da prova. Deve ficar atento ao horário e local indicados no Cartão de Confirmação, sem esquecer de levar, pelo menos, um dos documentos de identificação oficial com foto previstos no edital, atentando-se à validade dos mesmos, e caneta esferográfica de tinta preta. Medidas como essas devem ficar no topo da lista de importância”, alerta o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento, acrescentando que “não é permitido o uso de qualquer aparelho eletrônico. Na dúvida, não leve nenhum objeto que possa colocar em risco a sua participação”.

A prova da Concomitância Externa de ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio será composta com base nos componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental, totalizando 30 questões: 15 de matemática e 15 de português. Será aplicada nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Cordeiro e São João da Barra.

Ao todo, 4548 candidatos participam do processo seletivo que oferta 573 vagas. O curso com o maior número de inscritos foi o de Mecânica - ofertado no Campos Centro e em Cordeiro -, com 1053 candidatos; já a maior relação candidato/vaga está no curso de Eletrotécnica noite, do campus Campos Centro, com 16,25 candidatos por vaga.

No caso do Concurso Vestibular de ingresso nos Cursos Superiores, são 1872 candidatos para 344 vagas. O curso com o maior número de inscritos, 310, foi o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do campus Campos Centro, e a maior relação candidato/vaga foi do Bacharelado em Engenharia Elétrica, também do Campos Centro, com 18,9 por vaga.

Aplicada nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Macaé, a prova correspondente à 1.ª fase, objetiva, será constituída de 50 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas diferentes áreas de conhecimento. Em se tratando do curso de Tecnologia em Design Gráfico e o de Arquitetura e Urbanismo, além da objetiva, o candidato prestará uma prova de Aptidão Específica.

“As expectativas para aplicação das provas são ótimas. O número de inscritos demonstra a grande procura pelos cursos do IFFluminense, que é uma instituição reconhecida pela qualidade”, destaca Marcelo.

O IFFluminense colocará à disposição, na Internet, os gabaritos oficiais no dia 27 de junho de 2016. Outras informações em www.selecoes.iff.edu.br .

Comunicação Social da Reitoria