NUCLEAPE

Programa discute Permanência e Êxito nas instituições

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/07/2016 15h41, última modificação 27/07/2016 15h41
A equipe do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (Nucleape) se reuniu com o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, e a pró-reitora de Pesquisa da UENF, Rosana Rodrigues, para apresentar os resultados do projeto do Observatório da Educação e sincronizar as ações desenvolvidas entre as instituições.
Permanência e êxito em discussão

A criação do Nucleape surgiu através da parceria entre o Instituto Federal Fluminense e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) em 2014, com o objetivo de discutir permanência e êxito, fortalecendo a articulação institucional e promovendo um debate mais amplo sobre o assunto. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFFluminense.

"A permanência é o maior desafio da educação. Em média, temos uma evasão de 50% ao longo dos cursos, e esse trabalho, que vem sendo realizado em conjunto com a Uenf, coloca-nos em um processo contínuo de aprimoramento, dando subsídios para conseguirmos partilhar as ações e traçar planos de trabalho na tentativa de minimizar esse quadro de evasão", disse o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães.

"O trabalho do núcleo coloca o instituto em uma posição à frente porque, ao contrário de estabelecer um plano sem nenhuma base, esse levantamento de dados concretos mostra o que de fato está acontecendo na instituição e na região, permitindo traçar um diagnóstico para, aí sim, se traçar um plano", pontuou a pró-reitora de Pesquisa da Uenf, Rosana Rodrigues.

De acordo com o vice-líder do Nucleape, Gerson Tavares, o encontro ratifica todas as ações que o grupo vem realizando, além de aproximar os estudos com a pró-reitoria de Ensino e a de Pesquisa e Extensão do IFFluminense, fundamentais nesse processo. "Estamos apostando na operacionalidade desse grupo, e essa aproximação constrói uma relação colaborativa entre as instituições no processo de construção e execução do seu Plano Estratégico Institucional", concluiu Gerson.

Comunicação Social da Reitoria.

registrado em: