Extensão e Cultura

Presidente do FIC-RJ no campus Campos Centro

por Ascom Reitoria publicado 09/07/2015 00h00, última modificação 23/02/2016 11h18
Carlos Vainer esteve no campus Campos Centro do IFF para apresentar o Fórum Interuniversitário de Cultura e palestrar sobre a emergência do urbanismo contemporâneo.

Desde que foi assinado o convênio de cultura que criou o FIC-RJ, em março de 2014, o urbanista Carlos Vainer está a frente Fórum Interuniversitário de Cultura, que reúne nove instituições de Ensino Superior do estado do Rio. Hoje ele esteve no campus em uma reunião do Fórum Interinstitucional das Instituições de Ensino Superior de Campos para apresentar o FIC-RJ e o FestFIC e ministrar a palestra “Cidade, megaeventos, meganegócios e megaprotestos”.

Segundo Vainer, o FIC tem como objetivo democratizar o acesso ao patrimônio cultural regional. Para isso, os integrantes do fórum prepararam o FestFIC, Festival Interuniversitário de Cultura, que está acontecendo de 2 a 12 de julho em 19 cidades do Rio de Janeiro em um intercâmbio. O festival é o maior evento cultural múltiplo de estado, promovendo intercâmbio entre as instituições e alcançando pessoas em diversas regiões.

Para ele, o mercado captura a cultura popular e a transfroma em mercadoria, como aconteceu com o funk e com o hip hop e é função da educação transformar a Arte e Cultura em um bem público e não um bem de consumo.  “As universidades tem um compromisso de promover os campos culturais que estão fora da área mercantil. Os alunos de dança da UFRJ, os jovens do Coro do IFFluminense estão ali por prazer, não por dinheiro”, defendeu o urbanista.

Após a apresentação, Vainer palestrou sobre o urbanismo contemporâneo e a forma como as cidades se transformaram em empresas, precisando ser administradas como um negócio. “O neo urbanismo privilegia o contrato em detrimento da lei. É a utopia de uma cidade sem política”, comentou.

(Publicada originalmente em: 09/07/2015)