Notícias

Ensino em debate

Professora Bernadete Gatti discutiu Ensino, Pesquisa e Extensão com servidores do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/11/2016 16h37, última modificação 18/11/2016 16h48
A palestra intitulada “A relação ensino-pesquisa-extensão na formação docente” foi ministrada pela professora no Auditório Reginaldo Rangel, no Campus Campos Centro, no dia 10 de novembro de 2016.
Imagem 1.JPG

Professora Bernadete Gatti na palestra do Ciclo de Formação de Gestores.

 Discutir a permanência e a formação de qualidade dos estudantes do IFFluminense: é com esse objetivo que o Ciclo de Formação de Gestores de Ensino (Ciforgen), formado pela  Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena), por meio da Diretoria de Políticas da Educação Superior, visa capacitar e qualificar gestores, promovendo reflexão e troca de experiências sobre temáticas importantes, atualização de práticas e o planejamento de ações de forma colaborativa.

 Essas ações, que se dão por meio de seminários e eventos temáticos, ganharam uma importante participação na última quinta-feira, 10 de novembro de 2016, com a presença de Bernadete Gatti, professora pesquisadora aposentada pela Universidade de São Paulo (USP) que ministrou a palestra intitulada “A relação ensino-pesquisa-extensão na formação docente” a professores, diretores e demais servidores do IFFluminense, no auditório Reginaldo Rangel, no Campus Campos Centro.

Palestra 1

Público assistindo à fala introdutória da pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Menezes

 Graduada em Pedagogia, Bernadete declarou, em entrevista antes da palestra, que, desde a graduação, a Pesquisa em Educação chamou sua atenção e que, quando começou a se especializar, focalizou a relação Ensino-Aprendizagem, o que a levou à formação de professores.  "Sempre achei que a pesquisa seria o caminho para se compreender realidades e trabalhar políticas, situações reais. Muito após a minha formação inicial, quando eu e um grupo começamos a fazer pesquisa de grande vulto, vendo os dados demográficos da educação no Brasil, começamos a levantar problemas sobre a carreira do professor, como a formação inicial e continuada", comenta.

 A pesquisadora ainda comentou sobre como foi a inserção nos estudos sobre Currículo e os seus desdobramentos para outra percepção acerca da realidade educacional. "Por meio da Unesco e do Ministério da Educação, tive oportunidade de estudar sobre os currículos e as dinâmicas curriculares. Foi quando apareceram esses grandes problemas que nós temos, que ignoram o mundo do trabalho e que ignoram o desenvolvimento das crianças e que, no fundo, sonegam aos profissionais que atuam na Educação uma formação não só com consciência crítica sobre as redes de ensino, mas de possibilidades de mudá-las", afirma Bernadete.

 A pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Menezes Rodrigues, afirma que "a palestra, fruto da parceria com a Diretoria das Licenciaturas, trouxe grandes discussões para o Ciclo de Formação de Gestores, pois a professora Bernadete é especialista na questão de formação dos professores e ratifica a importância que a Pesquisa, o Ensino e a Extensão têm para o Instituto".

 

Comunicação Social da Reitoria