Notícias
Ensino em debate
Professora Bernadete Gatti discutiu Ensino, Pesquisa e Extensão com servidores do IFFluminense
Professora Bernadete Gatti na palestra do Ciclo de Formação de Gestores.
Discutir a permanência e a formação de qualidade dos estudantes do IFFluminense: é com esse objetivo que o Ciclo de Formação de Gestores de Ensino (Ciforgen), formado pela Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena), por meio da Diretoria de Políticas da Educação Superior, visa capacitar e qualificar gestores, promovendo reflexão e troca de experiências sobre temáticas importantes, atualização de práticas e o planejamento de ações de forma colaborativa.
Essas ações, que se dão por meio de seminários e eventos temáticos, ganharam uma importante participação na última quinta-feira, 10 de novembro de 2016, com a presença de Bernadete Gatti, professora pesquisadora aposentada pela Universidade de São Paulo (USP) que ministrou a palestra intitulada “A relação ensino-pesquisa-extensão na formação docente” a professores, diretores e demais servidores do IFFluminense, no auditório Reginaldo Rangel, no Campus Campos Centro.
Público assistindo à fala introdutória da pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Menezes
Graduada em Pedagogia, Bernadete declarou, em entrevista antes da palestra, que, desde a graduação, a Pesquisa em Educação chamou sua atenção e que, quando começou a se especializar, focalizou a relação Ensino-Aprendizagem, o que a levou à formação de professores. "Sempre achei que a pesquisa seria o caminho para se compreender realidades e trabalhar políticas, situações reais. Muito após a minha formação inicial, quando eu e um grupo começamos a fazer pesquisa de grande vulto, vendo os dados demográficos da educação no Brasil, começamos a levantar problemas sobre a carreira do professor, como a formação inicial e continuada", comenta.
A pesquisadora ainda comentou sobre como foi a inserção nos estudos sobre Currículo e os seus desdobramentos para outra percepção acerca da realidade educacional. "Por meio da Unesco e do Ministério da Educação, tive oportunidade de estudar sobre os currículos e as dinâmicas curriculares. Foi quando apareceram esses grandes problemas que nós temos, que ignoram o mundo do trabalho e que ignoram o desenvolvimento das crianças e que, no fundo, sonegam aos profissionais que atuam na Educação uma formação não só com consciência crítica sobre as redes de ensino, mas de possibilidades de mudá-las", afirma Bernadete.
A pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Menezes Rodrigues, afirma que "a palestra, fruto da parceria com a Diretoria das Licenciaturas, trouxe grandes discussões para o Ciclo de Formação de Gestores, pois a professora Bernadete é especialista na questão de formação dos professores e ratifica a importância que a Pesquisa, o Ensino e a Extensão têm para o Instituto".
Comunicação Social da Reitoria