Notícias

Desenvolvimento

Reitor do IFF participa de reunião de ministros da educação da América Latina e Caribe

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/01/2017 15h10, última modificação 25/01/2017 13h10
O evento, promovido pela Unesco, discutirá a Educação de Qualidade, um dos objetivos definidos pela ONU para o alcance do Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Reitor do IFF participa de reunião de ministros da educação da América Latina e Caribe

O presidente do Conif, Marcelo Bender, com o vice-presidente Jerônimo Rodrigues, o ministro Mendonça Filho e Jefferson Manhães.

 O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, participará da I Reunião Regional de Ministros da Educação da América Latina e Caribe, promovida pelo Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) da América Latina e que será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina.

 Durante o evento, com o tema “E2030: Educación y habilidades para el siglo 21”, serão apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para transformar o mundo, até 2030, com a discussão da meta 4 – Educação de Qualidade -, que tem o objetivo de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 De acordo com Jefferson, “há uma percepção e convicção da Unesco e dos países signatários das Nações Unidas de que a educação é um instrumento necessário e possível para fazer com que as pessoas possam melhorar sua qualidade de vida, mas, principalmente, que elas possam ser elementos de transformação das sociedades da qual elas participam. A educação tem a perspectiva de transformação de vida, mas também da transformação social. É preciso empoderar as pessoas pela educação”, afirma o reitor.

 Jefferson ressalta que a educação profissional é vista como a chave-mestra, um elemento estratégico, para o desenvolvimento. “Preparar as pessoas para o mundo do trabalho é fazer com que elas possam usar a sua criatividade e tenham os instrumentos certos para realizar as transformações que são necessárias na sua região, na sua cidade, no seu bairro, enfim, no seu país”, pontua.

 O reitor diz que sua participação no evento, junto aos outros gestores que fazem parte do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem o objetivo de compreender ainda mais as metas definidas pela ONU e verificar como o Brasil está se colocando nessa discussão. “Acredito que o Conif também pode contribuir, a partir da nossa experiência exitosa de construção de uma educação profissional de qualidade, pública e gratuita e que busca alcançar a todos os brasileiros”, finaliza Jefferson.

 Para outras informações, acesse o site do evento AQUI

 

Comunicação Social da Reitoria