Notícias

Educação para o Mundo

Reitor do IFFluminense representa o Conif em programa da Unesco

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2016 16h05, última modificação 19/10/2016 14h32
Da Alemanha, Jefferson Manhães de Azevedo fala sobre o início das atividades do Programa de Educação Profissional e Tecnológica, que reúne líderes de todo o mundo.
Reitor do IFFluminense representa o Conif em programa da Unesco na Alemanha

Primeira turma do programa de formação de lideranças do Unevoc/Unesco.

 O Programa de Liderança em Educação Profissional e Tecnológica Unevoc/Unesco está sendo realizado de 17 até o dia 28 de outubro de 2016, em Bonn, Alemanha. O Unevoc é um centro internacional da Unesco voltado à educação profissional e trabalha para desenvolver e fortalecer ações nesta área em todo o mundo. O objetivo é repensá-la de forma a reforçar o seu papel no desenvolvimento social mais igual e sustentável.

 O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, está participando do evento como representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “O nosso compromisso é de tentar ajudar a Unesco na melhoria da qualidade da educação profissional no Brasil e na América Latina”, ressalta.

  A programação está dividida em oito módulos, durante 12 dias, e inclui atividades que trabalham os três pilares do programa do Unevoc: "visão, habilidade e conhecimento para mudar", de forma a capacitar os gestores e especialistas a se tornarem agentes de mudanças em suas instituições e países tendo em vista as transformações tecnológicas e o crescimento da competitividade no mundo. As atividades são realizadas por meio de exercícios práticos, dinâmicas em grupo, compartilhamento de experiências e estudos de caso.

 Da Alemanha, Jefferson contou como está sendo a experiência de representar o Conif num programa tão importante para a Educação Pública no mundo. “Está sendo uma experiência grandiosa, com um olhar multicultural, que respeita as diferenças, com base em três importantes pilares: sustentabilidade, equidade social e o crescimento econômico. Eu tenho certeza de que trará ótimos resultados e possiblidades para que o Conif possa ajudar o país a pensar a sua política de educação profissional. A criação de um centro Unevoc a partir do Conif vai permitir que a nossa rede possa ser ainda mais protagonista no debate da educação profissional no Brasil e no mundo.”, contou o reitor.

  O Unevoc implementa suas atividades através de uma rede mundial de instituições, coordenada pela Unesco, da qual o Conif deverá tornar-se um membro, o que possibilitará ampliar processos de cooperação e de intercâmbio e desenvolvimento de projetos e ações conjuntas que promovam resultados importantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. Com a entrada do Conif, o conselho passa a ajudar a pensar as políticas de educação profissional, levantar as informações do Brasil para a base de dados da Unesco, além do compartilhamento de experiências e de melhores práticas educacionais.

 Saiba Mais: O Centro Internacional Unevoc é um dos sete institutos da Unesco na área de educação. Seu objetivo é desenvolver e fortalecer a educação profissional e tecnológica no contexto das premissas da Unesco "educação para todos" e "educação para o desenvolvimento sustentável". Suas atividades acontecem por meio de uma rede global de instituições de educação profissional e tecnológica.

 

Comunicação Social da Reitoria com informações do site

http://www.unevoc.unesco.org/tvetleadership/#top