Notícias
Capacitação
Rio Criativo encerra com oficinas profissionalizantes
Na manhã de sexta-feira, 30 de setembro, último dia do evento, foi realizada a oficina “Mídias Sociais e Portfólio”, ministrada pelo empresário carioca Júlio Trindade, da Lapa Comunicação, no campus Campos Centro. O objetivo foi abordar a relevância das mídias sociais na promoção de negócios de diversas áreas, sempre levando em consideração o cuidado ao produzir conteúdos para redes sociais, que por muitas vezes, são feitos de forma amadora e deixam de ter o alcance desejado pelos empresários.
Júlio falou sobre a importância do planejamento de conteúdos para redes sociais, em que se deve identificar o perfil do cliente contratante do serviço de publicidade; da delimitação de um universo verbal das publicações, ou seja, de um território de palavras que tenha a ver com o produto que está sendo divulgado; da unidade comunicativa, isto é, da criação de uma unidade verbo-visual que rapidamente faça as pessoas identificarem qual é a marca que está sendo divulgada; e de se marcar presença nas redes sociais, interagindo com internautas que seguem a página da empresa na rede social.
Além disso, a oficina tratou da importância de se conhecer os limites adequados ao perfil da marca que está sendo divulgada, quer dizer, até que ponto deve ir a informalidade ou a formalidade das publicações; e de se usar os recursos pagos que as redes oferecem para impulsionar o alcance dos posts.
“As rede social é uma grande conversa”, afirma Júlio, “e como uma marca deve se colocar nessa grande conversa? Esse é o nosso desafio e por isso devemos pensar muito bem nossas ações nas redes”, ressalta.
Para Danilo Pádua, coordenador da caravana, a ação é fundamental para promover a capacitação de micro e pequenos empresários. “Nós fazemos questão de trazer profissionais do mercado, pra mostrar a quem tá começando que é possível empreender com qualidade”, finaliza.
Caravana Rio Criativo: iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, uma vez a cada mês, a incubadora viaja para um dos 92 municípios do interior levando capacitação por meio de oficinas e consultorias gratuitas facilitadas por profissionais renomados, para atender às demandas locais de empreendedores, fazedores de cultura e artistas.
Comunicação Social da Reitoria