Sala de Aula

Servidores participam do primeiro curso do Ciclo de Formação Continuada de Docentes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/08/2016 18h04, última modificação 17/08/2016 15h16
“Estudos de Caso: uma metodologia para o ensino” é o primeiro de uma série de cursos a serem ministrados para professores e gestores do IFFluminense tendo como foco a formação continuada.

As professoras Valéria e Cassiana apresentaram as metodologias de ensino. A aula foi expositiva e também teve dinâmica em grupo.

Com iniciativa da Diretoria do Centro de Referência, por meio da Coordenação de Metodologias de Ensino e em parceria com a Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem, o Programa "Ciclo de Formação Continuada de Docentes" começou na tarde dessa segunda-feira, 15 de agosto de 2016, em Campos-RJ.

Como primeira ação, foi ministrado o curso "Estudos de caso: uma metodologia para o ensino" pelas professoras Valéria de Souza Marcelino, coordenadora de Metodologias de Ensino do Instituto, e Cassiana Barreto Hygino, professora do  Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O objetivo foi promover uma reflexão e troca de conhecimentos entre os participantes, tendo em vista o apoio à prática docente.

“Buscamos apresentar as metodologias de ensino, promover discussões e apoiar a formação continuada dos professores na tentativa de contribuir com o ensino, para que, de alguma forma, eles possam incorporar os conhecimentos adquiridos aqui em suas salas de aula”, afirma Valéria.

Este primeiro curso ainda será ministrado no Campus Itaperuna (23 de agosto), também para mais uma turma no Centro de Referência (29 de agosto) e no Campus Cabo Frio (14 de setembro).

“A metodologia de estudos de caso, diferente da tradicional, é investigativa e problematizadora. Instiga os alunos, promove habilidades de leitura, raciocínio crítico e argumentativo e vinculação com o cotidiano”, explica Cassiana.

“O aluno é o sujeito, o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, diferentemente da metodologia tradicional”, complementa Valéria, que atua na Licenciatura em Química do Campos Centro e adota, em sala de aula, a metodologia de estudos de caso desde 2012. “Percebo que meus alunos se encantam”, relata.

Para Ana Mary Fonseca, diretora de Políticas da Educação Superior do IFFluminense e aluna do curso, é importante o debate sobre metodologias de ensino envolvendo o docente. “Em especial, a de estudos de caso, que traz a investigação a partir de uma situação problema e que coloca o aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem”, ressalta. “É importante trazer propostas diferenciadas até para que haja essa troca entre os docentes e para que possamos refletir sobre nossas práticas, na perspectiva, inclusive, dos nossos Cursos de Licenciatura”, acrescenta.

O programa "Ciclo de Formação Continuada de Docentes" contemplará ações que auxiliem o processo de formação continuada, por meio de cursos de capacitação, discussões, palestras e grupos de estudo sobre ensino e aprendizagem e utilização de tecnologias educacionais como apoio à prática docente.

“Tivemos uma boa procura para este primeiro curso, com cerca de 50 inscritos, e teremos outras ações com o mesmo foco, que é aprimorar a qualidade do processo de ensino”, finaliza o diretor do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, Breno Terra.

Comunicação Social da Reitoria