Sistema de Gestão

Servidores são capacitados para utilização de ferramenta de planejamento

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/08/2016 12h53, última modificação 18/08/2016 14h30
A Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação promove o curso “Planejamento através do Sistema de Gestão dos Institutos”, nesta quarta-feira e quinta-feira, 17 e 18 de agosto de 2016, em Campos-RJ.
Servidores são capacitados para utilização de ferramenta de planejamento

Curso acontece no Centro de Referência, em Campos-RJ.

Ministrado pela professora Simone Vasconcelos, diretora de Pós-graduação do IFFluminense, o curso é voltado a gestores e suas equipes e tem por objetivo abordar o planejamento estratégico e, de forma prática, orientar sobre a utilização da ferramenta Sistema de Gestão dos Institutos (SGI), utilizada para o planejamento de processos e projetos. A oferta do curso surgiu a partir de demandas de gestores da instituição, e novas turmas poderão ser abertas mediante o interesse dos campi e setores.

Nesta primeira oferta são 16 participantes da Reitoria e dos campi São João da Barra, Santo Antônio de Pádua e do Polo de Inovação. Durante os dois dias de curso, 17 e 18 de agosto, será abordado o planejamento estratégico: o que é, como elaborar e sua aplicação no dia-a-dia; além de conceitos básicos, a utilização do SGI e o acompanhamento das ações por meio do Sistema.

“A gente pode ter a melhor ferramenta, mas o importante é poder olhar para o nosso planejamento e enxergar os objetivos, aí a gente consegue utilizar o ferramental. Então, em grupos, vamos pensar em nossos objetivos, metas e ações para atingi-los. Vamos fazer exercícios práticos a partir do planejamento inicial de cada setor e de seus processos diários”, explicou Simone aos cursistas.

O SGI é uma ferramenta desenvolvida pelo IFFluminense em 2009/2010, por meio de um projeto da Setec/MEC e Conif, com o objetivo de apoiar os Institutos Federais. “A ferramenta possui várias funcionalidades que auxiliam a gestão e suas equipes no planejamento e execução de processos e projetos internos dos setores em suas ações diárias”, ressalta Simone. Entre as funcionalidades, estão: organograma, execução, projetos e avaliação institucional.

O diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas, Gustavo Gomes Lopes, participa do curso com sua equipe e acredita que a ferramenta vai colaborar de forma decisiva para o planejamento e gestão das ações. “Será um ganho de eficiência e de acompanhamento da eficácia das ações, além de aprimorar o alinhamento das atividades do nosso setor com as de outros da instituição”, destaca Gustavo, acrescentando que também será possível aprimorar a transparência e o controle social.

Segundo Simone, é importante conhecer as ações do setor em que se atua, como trabalhá-las e onde se pretende chegar. “O conhecimento das ações pode contribuir para que o gestor participe e opine em questões maiores, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por exemplo, auxiliando em melhorias. Em outros casos, como eventos, auxilia no reaproveitamento de ações, otimizando tempo e recursos”, finaliza.

A diretora da Escola de Formação, Taís Castro, informa que os setores e/ou campi interessados no curso deverão enviar um email para  escoladeformacao@iff.edu.br.

Comunicação Social da Reitoria