Notícias

Intercâmbio

União Europeia oferece a pesquisadores bolsa para intercâmbio em empresas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/07/2016 17h13, última modificação 12/07/2016 13h17
Por meio do programa Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA), a União Europeia (UE) oferece uma linha de apoio ao intercâmbio de pesquisadores em instituições não acadêmicas, como empresas, start-ups e incubadoras, instaladas na Europa ou em países associados à UE. A iniciativa foi chamada de European Fellowship Society & Enterprise Panel.
União Europeia oferece a pesquisadores bolsa para intercâmbio em empresas

Pesquisadores podem escolher como destino para o intercâmbio um dos 43 países parceiros do programa.

 São oferecidos ao todo € 10 milhões, cerca de R$ 40 milhões, em recursos ao incentivo à mobilidade dos pesquisadores. O intercâmbio dura de 12 a 24 meses e as inscrições para a linha de fomento deste ano estão abertas até o dia 14 de setembro.

 Para concorrer, é preciso ter doutorado ou pós-doutorado, estabelecer contato com a instituição não acadêmica de interesse e, por fim, elaborar, com ela, um projeto de pesquisa a ser submetido à comissão do programa. Caberá à instituição anfitriã a responsabilidade pelo gerenciamento da bolsa concedida ao pesquisador brasileiro. Ele também terá à disposição verba para gestão, networking e pesquisa.

 Na lista de instituições não acadêmicas que participam do intercâmbio estão pequenas e médias companhias, privadas e estatais, incluindo start-ups e incubadoras; organizações sem fins lucrativos; instituições filantrópicas; e organizações culturais. A mobilidade é permitida a todas as áreas do conhecimento, com exceção dos segmentos de pesquisa abrangidos pelo Tratado Euratom.

 Uma plataforma on-line auxilia os pesquisadores a encontrar potenciais instituições interessadas em acolhê-los. É o Net4Mobility, www.net4mobility.eu/eoi. Lá é possível encontrar a rede de todos os pontos de contato (NCPs) do programa MSCA.

 “O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) faz parte deste projeto e facilita este matchmaking, fornecendo assistência para pesquisadores e instituições que precisam de orientações e suporte para encontrar parcerias”, afirma a assessora para Cooperação Internacional Brasil–União Europeia do Confap e Ponto de Contato (NCP) das MSCA no Brasil, Elisa Natola.

 A assessora ressalta que é a primeira vez que a União Europeia abre uma linha especial de apoio à mobilidade acadêmica que visa fortalecer o empreendedorismo e a inovação, além de incentivar a aproximação da academia à iniciativa privada. "O suporte é voltado a pesquisadores que desejam desenvolver seus projetos em local não acadêmico e que buscam, no contato com empresários estrangeiros, fazer parceiros comerciais e promover o crescimento do seu segmento de atuação", diz Elisa.

 O MSCA é um programa de financiamento da União Europeia (UE), voltado ao fomento da excelência científica, que se enquadra no universo do Horizonte 2020. Maior iniciativa de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020 tem como prioridade o fomento ao avanço de pesquisas e ideias por meio de uma abordagem aberta e que objetive o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nível mundial, a fim de se prover o crescimento econômico e sustentável.

 Além dos 28 países que integram a União Europeia, há ainda mais 15 associados que também podem ser convidados para o intercâmbio empresarial. Na lista estão Albânia, Bôsnia Herzegovina, Ilhas Faroe, Macedônia, Geórgia, Islândia, Israel, Moldávia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia e Ucrânia.

 Outras informações sobre esta linha de apoio e as demais que compõem o programa MSCA estão disponíveis nos links AQUI, AQUI e AQUI.

 Para assistência e orientações ligadas ao edital, a assessora internacional Elisa Novato está disponível pelo e-mail: horizonte2020@confap.org.br.

 

Fonte: http://www.faperj.br/

 

Comunicação Social da Reitoria