Notícias
Ciência e Extensão
XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia suas atividades em Campos- RJ
Gestores das três instituições compuseram a mesa de abertura do evento
Em sua décima terceira edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deu início a sua programação na tarde desta segunda-feira, às 15h30min, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). A Semana também abriga a VII Mostra de Extensão do IFFluminense, da Uenf e da Universidade Federal Fluminense (UFF), a I Mostra de Pós-graduação IFF-UFF e a XVI Mostra de Pós-graduação da Uenf.
A abertura deu-se sobre a harmoniosa apresentação da Orquestra de Violões do IFFluminense, coordenada pelo professor do Campus Campos Centro Victor Matos, compartilhando com o público, nos intervalos entre as performances, as técnicas e os recursos utilizados para a melhor execução das músicas.
Em seguida, a mesa de boas-vindas, composta por gestores das instituições parceiras, saudou todos os participantes e comentou, dentre outros assuntos, acerca do desafio de se realizar um evento de tamanha importância na atual situação educacional no país.
Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Oliveira representou o reitor Jefferson Manhães de Azevedo e destacou, em seus cumprimentos ao público presente, o importante valor que a ação entre instituições possui no atual cenário educacional.
"Um dos objetivos desta gestão é resgatar as parcerias entre as instituições aqui unidas, principalmente em um momento como este, em que é necessário saber traçar parcerias", destacou Vicente, que, em seguida, destacou as ações do Campus Bom Jesus do Itabapoana, "um campus agrícola que está com participação efetiva neste evento, cujo tema é 'Ciência alimentando o Brasil', apresentando trabalhos ligados ao Curso Superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos", enfatiza.
Por fim, a conferência de abertura, realizada pelo consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) prof. dr. Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha, teceu reflexões acerca das novas tendências de consumo e distribuição de alimentos em escala pública e global.
"Hoje uma das formas de se agregar valor a um produto, noção básica da Economia, é agregar informação a esse produto, o que, com a tecnologia presente, vai modificar amplamente as relações de consumo de alimentos, passando pela qualidade e a segurança da produção destes", comenta.
A semana segue com apresentações de trabalhos, mesas-redondas e palestras. Clique AQUI para acessar a programação completa.
Comunicação Social da Reitoria