Conceitos da Avaliação Institucional

Breve apresentação dos conceitos que envolvem o trabalho da Avaliação Institucional.

 Meyer (1993) conceitua a avaliação como um instrumento de gestão que tem por objetivo medir os esforços da organização, sua qualidade, excelência, utilidade e relevância. Para Voos (2004), a Avaliação Institucional é uma atividade organizadora, sistemática, e orientadora da reflexão das ações de uma instituição de ensino, como também uma opção política de (re) significação e (re) conceitualização de suas práticas.

 Para Dias Sobrinho (2005), a Avaliação Institucional é tratada a partir de duas concepções de educação: educação como um bem público e segundo lógica de economia de mercado. Na primeira, não se busca analisar os dados de uma forma simples e quantitativa, mas também fazer uma análise crítica que agrega a análise qualitativa relacionada à discussão. Para a segunda, há mais comparação entre instituições e ênfase nos objetivos por produtividade, eficiência e controle legal.

 De acordo com o INEP (2013), a Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

  • autoavaliação – realizada internamente nas instituições;

  • avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo Inep.

 

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